Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Raças caninas: Dachshund

Por Equipe Cão Cidadão

Salsichinha, Linguicinha, Cofap, Teckel, Bassezinho: dentre tantos apelidos, quem não conhece este tão querido amigo, o Dachshund? De coluna longa, pernas curtinhas e cara simpática, esta raça ganhou espaço e popularidade nas famílias brasileiras.

Originalmente, este cão foi utilizado para caçar animais que vivem em tocas, como marmotas e texugos. Aliás, a tradução de Dachshund é “cão texugo” (Dachs – Texugo, Hund – Cão). Hoje em dia se tornou um ótimo animal de companhia.

Alguns escritores e especialistas dizem que as raízes do Dachshund voltam ao Egito antigo, por conta de gravuras feitas com cães de caça de pernas curtas. A Universidade Americana do Cairo recentemente descobriu mumificações de cães com características do tipo Dachshund em antigas urnas funerárias egípcias, o que pode dar credibilidade a esta teoria. Sua história moderna conta que a raça é uma criação dos alemães que misturaram características de hounds e terriers de origem Alemã, Francesa e Inglesa. Suas qualidades lhe conferiram boa reputação dentro da realeza por toda a Europa: a Rainha Vitória foi uma das apaixonadas pela raça.

Os cães desta raça possuem temperamento equilibrado e normalmente são muito amigáveis e apegados aos donos, o que muitas vezes os torna protetores. Embora pequenos de tamanho, são valentes e emitem um latido forte. O Dachshund também é uma ótima companhia para brincadeiras, pois tem grande agilidade e entusiasmo.

Com relação à sua saúde, alguns pontos importantes merecem atenção. Devido a seu corpo longo, combinado a uma caixa torácica relativamente curta, ele está sujeito a problemas de coluna vertebral. Para evitar ou prevenir estes problemas é importante controlar a alimentar para que o animal não fique acima de seu peso ideal, poupando a coluna de um peso extra. Também é preciso evitar que ele sofra impactos nesta área, desencorajando-o a pular e a subir/descer escadas.

Entusiasmados, os Dachshunds devem ser exercitados diariamente. Aulas de adestramento são excelentes por trabalhar física e mentalmente os cães, e estes adoram um desafio. Um proprietário dedicado que entenda e aprenda educação canina terá um convívio excelente com esta raça, que também se adapta muito bem a apartamentos.

---

Texto: Daniel Svevo (Consultor de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: