Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Consultório Pet – dúvidas da semana

Confiram as dúvidas desta semana enviadas pelos internautas do Blog do Dr. Pet, respodidas pela consultora de comportamento da Cão Cidadão, Priscila Felberg.

Olá, eu preciso de ajuda!!!Tenho um gatinho de aproximadamente 8 meses e há dois meses ele começou a fazer cocô fora da caixa higiênica. Já tentei de tudo, tenho três caixas, uma no banheiro e duas na sala uma em cada canto, mas são raras as vezes que ele faz cocô nelas, só xixi. O pior é que um dos lugares preferidos pra ele fazer é no sofá. Muitas vezes noto que ele se segura para não fazer cocô, e quando ele não se aguenta mais ele vai até a caixa faz xixi e sai miando louco pra fazer cocô e se esconde.Ele é castrado. Já deixei ele trancado no banheiro com a caixinha durante todo o dia, aí ele faz, mas qdo solto ele começa tudo de novo. Sempre que ele faz na caixinha procuro fazer festa pra ele, dar carinho e comida, pra mostrar que ele ta fazendo certo, mas não adianta. Por favor me ajudem!!!Estou desesperada!!! Caroline

Oi Caroline, que bom que tem três caixas, assim você poderá colocar tipos diferentes de areia e testar qual delas é a preferida dele. Também cuidado quando limpar as caixas, não use produtos com cheiro forte, pois isso pode inibir o uso. Você comentou que ele se esconde para fazer o coco, quem sabe se colocar uma caixa higiênica fechada? Talvez ele precise de privacidade! Você deve continuar reforçando o acerto da caixinha, mas lembre-se se der atenção para o lugar errado, ele também entenderá como reforço! Procure ignorar quando ele erra, por mais difícil que seja. O ideal é tentar impedir que ele suba no sofá, coloque um plástico, ou qualquer coisa que seja desagradável ao toque da patinha dele, assim ele não se sentirá confortável para usar o sofá como banheiro! E tenha paciência, adquirir um hábito novo pode levar um tempo. Leia o link do site da Cão Cidadão: como administrar bem a caixa higiênica -
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=321, e boa sorte!

_____________________________________________

Olá Dr. Pet e Equipe Cão Cidadão!!
Preciso da ajuda de vocês: Tenho uma Lhasa Apso de 3 meses e ela anda muito estressada com banho. A Nina tomou somente 3 banhos até agora, mas o estress foi tanto no último que ficou até letárgica. Quase morri de susto. Depois de algumas horas, ela ficou muito agressiva, rosnando e me mordendo muito. Será que maltrataram ela no banho ou é assim mesmo com um filhote? O que posso fazer pra que ela aceite o banho com mais tranquilidade?
Um grande abraço a todos!!! Valéria

Valéria, o ideal é sempre ter muita calma no momento do banho, já que é uma hora que realmente causa muito estresse. Como a Nina já esta nervosa, sugiro que por um período, de banho em casa, com muita paciência. Primeiro molhe as patas e associe o banho com petiscos, seque só com a toalha. Depois ligue o secador, mas não direcione para ela, de petiscos enquanto ela se acostuma com o barulho. Na próxima etapa, você já pode lavar as patas e a perninhas e secar com o secador à distância. Enfim, a intenção é desensibilizar o banho, associando o mesmo com conforto, segurança e coisas boas como o petisco e sua presença. Assim que você perceber que ela já esta aceitando tudo em casa, passe para o pet shop. Converse com o estabelecimento e proponha a mesma rotina que você fez em casa, até que passado um tempo o banho da Nina venha ser algo normal como é para muitos cães! Agora, se tiver com dificuldade, você pode chamar um profissional da nossa equipe: 11 3571.8138. Um intensivo com o adestrador pode acelerar o processo. Obrigada pela confiança e boa sorte!

_____________________________________________

Olá Dr. Pet e Dra. Priscila!
Tenho uma gata de 2 anos e 4 meses, ela é acostumada a ficar o dia todo sozinha em casa, na semana passada comecei a reformar o quintal. Então a deixo dentro de casa e os pedreiros fazem o trabalho lá fora, para não assustar muito tentei deixar a gata em outra casa, não adiantou, então resolvi deixar dentro de casa no ambiemte que ela já conhece. O problema é que ela ainda está muito assustada, fica sempre debaixo da cama, faz suas necessidades e come somente a noite, e pra ajudar ela pegou uma alergia de pele por causa do pó do cimento. Tento brincar com ela assim que chego, mas ela não fica a vontade. O que posso fazer pra tentar diminuir esse stress? Adriana

Adriana, reforma em casa sempre é um estresse para todos! O ideal seria se você pudesse deixá-la em um hotelzinho que ela já tivesse costume de frequentar. Assim você a retira do ambiente com o pó e com os barulhos da reforma, evitando o desconforto e a alergia. Converse com o médico veterinário sobre ao tratamento da alergia e também pergunte sobre terapia com feromônios, que pode diminuir o nível de estresse dos gatos. Leia o artigo do site da Cão Cidadão: terapia felina com feromônios - http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=45. Boa sorte!

_____________________________________________

Olá,
Tenho uma maritaca há 10 anos.
De dois anos pra cá, ela vem se depenando e não descobrimos o motivo. Desde o mês passado ela começou a estragar até as penas do seu rabinho. Gostaria de receber alguma sugestão para que a Rosinha, minha maritaca, não arranque mais suas penas. Obrigada, Mariana Carvalho

Mariana, a Rosinha deve estar com ansiedade, que pode ser de separação de alguém da casa, ou por tédio por não ter muito o que fazer! Sempre é bom conversar com o veterinário para saber se o animal esta com a saúde em dia e se existe a necessidade de tomar alguma medicação para regular o organismo. Feito esse check-up, proponha então para a Rosinha várias atividades, como por exemplo, dificulte a alimentação: se costuma dar alguma fruta para ela, não descasque e não pique mais deixe que ela se encarregue disso. Pode também colocar cascas de árvore ou coco verde ressecado para ela estragar. Ao se distrair com outras coisas, ela poderá vir esquecer as próprias penas. Boa sorte!

_____________________________________________

Se a sua dúvida não foi respondida nesta semana, deixe seu comentário no blog. Na préoxima sexta-feira o Consultório Pet está de volta.

Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o site www.caocidadao.com.br.

Nenhum comentário: