Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Raças caninas: Buldogue

Por Equipe Cão Cidadão

Os buldogues (do inglês bulldog - cão touro) são cães originários da Inglaterra - onde eram utilizados em brigas com touros, daí o nome. Suas características raciais, portanto, foram modificadas para atender a esse propósito. Desde o focinho achatado, a musculatura desenvolvida, até o tamanho das orelhas, o pelo curto e as “rugas” no focinho; tudo foi selecionado geneticamente, reproduzindo os animais que apresentassem características favoráveis, corporais e comportamentais, para auxiliar na luta com um animal bem maior.

Existem também as variações do buldogue inglês: espanhol, americano. Além deles, há também o buldogue francês, com características um pouco diferentes, além de porte menor.

Seguindo o padrão racial, o buldogue costuma ser um cão bem insistente e com certa dominância. São necessários alguns cuidados especiais com a raça, principalmente no que diz respeito a passeios. Por ter um focinho curto e achatado, podem ocorrer dificuldades para respirar, por isso é preciso ter uma atenção redobrada aos dias de calor e tempo muito seco. Os horários de muito sol também não favorecem o passeio. Ao sair, é bom levar água fresca e procurar locais à sombra para fazer uma pausa. Fique bem atento aos sinais de que o cão está muito cansado: respiração muito ofegante e mucosas arroxeadas são sinais de que o passeio já foi longe demais. As caminhadas curtas e no início da manhã ou final da tarde são mais indicadas. As “dobrinhas” de pele devem ter atenção especial, pois tendem a ficar úmidas, o que pode desencadear alergias, assaduras e doenças de pele.

O buldogue, geralmente, se adapta muito bem à vida em apartamento, pois não é um cão que requer tanta atividade física, além de possuir o pelo curto. Porém, como qualquer cão, precisa de atividades para gastar sua energia, interagir com o dono e liberar sua ansiedade. Os brinquedos de morder atraem bastante esses animais, eles vão adorar destruí-los!

---

Texto: Caroline Serratto (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: