Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

Cães de grande porte seriam mais espertos que os menores


Pesquisadores da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, descobriram que cachorros maiores são mais inteligentes. Segundo estudo publicado no site Discovery News, o fato de terem cérebros maiores que os cães de menor porte influencia na inteligência desses animais. Além de terem mais facilidade em compreender os comandos dos treinadores e donos, eles têm mais capacidade de percepção de distância e espaço.
O teste foi feito da seguinte maneira: foram colocados dois pratos de comida em frente a 104 cães, sendo 61 de raças grandes e 43 de porte pequeno. Eles foram treinados a buscar comida nas vasilhas que bem quisessem. Depois, com seus donos os segurando, os pesquisadores apontaram em movimentos rápidos para um dos pratos. Os animais tinham que comer apenas do pote certo. O teste foi repetido 20 vezes para cada cachorro.
Segundo a pesquisa, todos os cães maiores tiveram melhor desempenho.
Um dos motivos que podem explicar essa diferença é a distância entre os olhos. Cachorros maiores têm maior noção de profundidade por causa dessa distância, segundo os pesquisadores.
Mas, segundo o professor da Escola de Veterinária e Medicina da Universidade da Califórnia Benjamin Hart, o mérito é menos da natureza e mais dos humanos, e cada um tem seu valor.
— São anos de estudos e modificações genéticas para aprimorar as características dos cachorros para determinadas funções, como pastor de ovelhas, por exemplo. Os menores foram modificados para serem mais inquietos.

Nenhum comentário: