Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Viagem com o gato: cuidados especiais

Por Equipe Cidadão

Chegaram as férias! É tempo de viajar, relaxar... E o que fazer com o gato? Levar junto, deixá-lo?
Qual a melhor opção?

Gatos se estressam muito mais do que os cães quando saem de casa, andam de carro ou de avião. São extremamente sensíveis a mudanças de ambiente. Para gatos muito medrosos, que nunca saíram de casa, ou animais idosos com condições especiais de saúde, a melhor opção é ficar! Animais socializados e acostumados a sair de casa podem se adaptar a viajar junto com o dono.

Preparativos para a viagem

Seu gato já andou de carro? Está acostumado a ficar dentro da caixa de transporte? Alguns bichanos sentem medo, náuseas, salivam e vomitam pelo estresse, outros seguem miando durante toda a viagem. O ideal é acostumá-lo a ficar dentro da caixa de transporte e a andar de carro dentro dela, antes da viagem.

Estamos em pleno verão! O gato, bem como o cão, não sua e tem dificuldade em baixar sua temperatura corporal num ambiente excessivamente quente como um carro. Procure viajar pela manhã ou final do dia se o carro não tiver ar condicionado. Estacione na sobra e não deixe o felino dentro do carro durante as paradas.

Tanto para as viagens de carro como as de avião, são necessários, tanto na ida quanto na volta, um atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com validade de uma semana e a carteira de vacinação do animal com a vacina anti-rábica em dia. Nas viagens internacionais é importante informar-se das demais exigências com a companhia aérea. Também é importante se interar das exigências quanto à caixa de transporte, identificação, número de animais por voo, e se ele poderá viajar junto com o passageiro ou ficará no compartimento de carga.

Não se esqueça de colocar uma coleira com identificação e telefone para contato no bichano independentemente do meio de transporte.

Leve na viagem caminha ou paninhos, potes de água e comida, a caixa de areia. Reconhecer as coisas dele o deixará mais seguro, quanto menos novidades nesse momento, melhor! .

Ao chegar ao destino

Coloque o gato dentro de um quarto tranquilo com água alimento, a caixa de areia. Apenas abra a caixa sem forçar o gato a sair. Espere que o gato tenha se alimentado e usado a caixa de areia antes de liberá-lo, por toda casa. Não solte o gato no quintal ou na rua, mesmo que ele esteja acostumado a passear. Alguns gatos tentam encontrar o caminho de volta e podem acabar se perdendo.

Hotel para gatos

Se a decisão for não levar o gato, o melhor é deixa-lo em casa, se puder contar com uma pessoa que alimente e cuide da higiene todos os dias. Mas caso não tenha como fazer isso, ou não queira, alguns hotéis caninos, clinicas veterinárias e gatis hospedam gatos. Por melhor que seja o hotel, também não deixa de ser uma mudança e também pode estressá-lo. Pesquise e dê preferência a locais acostumados a hospedar gatos. Procure deixá-lo sempre no mesmo local. Decida a melhor opção para todos, não sofra, nem sinta culpa se for mais adequado não levar o gato na viagem.

---

Texto: Claudia Terzian (adestradora e consultora de comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: