Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Raças felinas: Maine coon

Por Equipe Cão Cidadão

Um gato com muitas lendas!

O gato mais longo do mundo se chama Leo, um Maine Coon que mora em Chicago, pesa incríveis 15,8 quilos e mede de focinho ao rabo 1,219 metros, quase o tamanho de uma criança de 8 anos!

Existem várias lendas sobre sua origem. A mais fantasiosa fala sobre o cruzamento de um gato doméstico com um guaxinim (racoon). Apesar de impossível o cruzamento com uma espécie diferente, que nem mesmo é um felino, a lenda parece ter inspirado o nome da raça, talvez pelo seu tamanho ou por sua cauda espessa, às vezes marcada como a de um guaxinim.

O Maine Coon é a primeira raça de gatos norte americana, originária da Nova Inglaterra, mais especificamente do estado do Maine. Acredita-se que surgiu a partir do cruzamento de raças de pelo longo trazidas pelos europeus, como os Angorás, com gatos indígenas de pelos curtos. Em outra lenda os Angorás trazidos pelos europeus, teriam fugido de um navio e pertenciam a rainha Maria Antonieta da França.

Os invernos rigorosos da Nova Inglaterra teriam se encarregado de permitir que apenas os indivíduos mais rústicos e resistentes sobrevivessem.

Características

O corpo é longo, robusto com uma cabeça que parece pequena em comparação ao tamanho do gato. O focinho é longo e quadrado. As orelhas separadas e tufadas e os pés largos com pelos entre os dedos, como uma “bota de neve”, lembram um lince.

Seu pelo é sedoso e mais longo no abdome e na cauda que é larga e farta e mais curto nas patas e nas costas.

Apesar de ser grande e forte, não é agressivo. Dificilmente se ouve seu sibilo ou rosnado. Com todo seu tamanho seu miado é fraco como de um filhote. É um gato dócil, brincalhão que se adapta bem com crianças e com cães. Recebeu o carinhoso apelido de “gigante gentil”. É muito ligado a seu dono, seguindo-o por toda parte, embora nem sempre goste de colo.

Alguns criadores afirmam que estes gatos gostam de segurar o alimento com as patas e molhá-lo na água, como um guaxinim. O Maine coon adora água e se adapta bem a tomar banhos freqüentes. Outros criadores comparam sua vocalização com a de um guaxinim. Claro, são histórias que floreiam as lendas a respeito desta raça.

É considerado um gato muito inteligente, curioso e interativo, fácil de ser adestrado.

Doenças hereditárias

Nesta raça, a cardiomiopatia hipertrófica primária é hereditária e comum. Está ligada a um gene autossômico (não ligado ao sexo) dominante, ou seja, tanto os machos quanto as fêmeas, podem transmitir a doença aos seus descendentes.

O principal cuidado é pesquisar na família do filhote que você pretende adquirir se não há histórico de animais com o problema.

---

Texto: Claudia Terzian (adestradora e consultora de comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: