Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Férias no hotelzinho: cuidados especiais para preparar seu pet

Por Equipe Cão Cidadão

Nesta época do ano muitas pessoas aproveitam para viajar. Janeiro é mês de férias de verão, e logo mais tem também o Carnaval.

Mas e os nossos queridos pets? Como fazer? Com quem deixá-los, na impossibilidade de curtirem a viagem junto com a família?

Hotéis para cães são uma opção

Neste período do ano, a procura por hotéis especializados em hospedar animais de estimação aumenta muito. Nas grandes cidades, este tipo de serviço tem se tornado bastante comum e com diferenciais cada vez mais atrativos.
Mas e quanto ao bem estar dos animaizinhos?

Como identificar um serviço de qualidade

É preciso bastante atenção quando escolher o local onde o pet ficará hospedado. Um local que trabalha com seriedade certamente permitirá visitas em qualquer dia e horário, para que se possa averiguar as condições de higiene, conhecer as pessoas que tomam conta dos bichinhos, verificar se há espaço para brincadeiras, sombra e água limpa e fresca à disposição.

Os hotéis solicitam a carteira de vacinação do animal, para verificar se todas as vacinas estão em dia, além de pedir que estejam vermifugados e com os remédios contra pulgas e carrapatos em dia.

Estas providências devem ser tomadas com certa antecedência e com a orientação do médico veterinário, especialmente no que diz respeito às vacinas. Isto porque, caso seja necessário vacinar o pet, isto deve ocorrer bem antes do período de férias, já que o estresse causado pela mudança de ambiente provoca uma baixa no sistema imunológico, o que pode deixá-lo mais suscetível a doenças.

Também é importante deixar claro no hotel qual o temperamento do cão: se é medroso, agressivo ou muito agitado. Com estas informações, as pessoas que tomarão conta do amigo de estimação poderão acompanhar melhor a adaptação e socialização deste com outros animais “hóspedes”.

Vale também confirmar se o local dispõe de atendimento veterinário 24 hs e se as pessoas que cuidam dos pets demonstram carinho e dão atenção aos animais.

O hotel deve dispor de espaços para que os animais corram e brinquem, além de locais apropriados para dormirem. Lembrando que os pets não devem ficar presos em gaiolas ou locais muito pequenos.

E o pet? Cuidados para garantir férias inesquecíveis

E chegou a hora de deixar o pet no hotel. O ideal é deixar também seus brinquedos favoritos, seus potes de água e comida, sua caminha e a comida com a qual está acostumado. Com isso, apesar de estar num local estranho e sem a companhia das pessoas com quem está familiarizado, o animalzinho terá objetos familiares por perto, o que facilitará a adaptação no local novo.

Além disso, deve-se deixar também alguma peça de roupa com o cheiro das pessoas queridas para o cão, para que este se sinta mais tranquilo quando estiver no novo ambiente.

Caso seja necessário trocar a alimentação, esta providência deve ocorrer gradualmente e pelo menos quatro dias antes da viagem. E caso o amigo tenha problemas de apetite, este pode aumentar durante uma mudança de ambiente. Assim, alguns dias antes, o ideal é tentar tornar a comida mais palatável e orientar o hotel a agir da mesma forma.

Além disso, caso o pet seja muito “agarrado” ao dono, deve-se treiná-lo a ser mais confiante e independente algumas semanas antes, para que a ida para o hotel não seja muito sofrida. Neste sentido, o dono não deve demonstrar culpa, especialmente na hora da despedida, pois isto causará ansiedade no bichinho.

Falando em ansiedade, exercícios e suplementação alimentar ajudam a combater a depressão que pode atingir o peludo. Esta providência deve ser tomada pelo menos 7 dias antes da viagem, para que seus efeitos sejam garantidos durante o período da hospedagem.

Após a primeira hospedagem, o ideal é que o pet seja deixado no mesmo hotelzinho em outras oportunidades, pois já estará ambientado com as pessoas e com o local.

Tomando estes cuidados, certamente as férias do pet serão tão alegres e animadas quanto às de sua família humana!

---

Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: