Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dicas para viajar de carro com seu pet

Por Equipe Cão Cidadão

O fim do ano está chegando e com ele as tão esperadas viagens de férias! Quem já viajou acompanhado de seu cão sabe como esta experiência pode ser divertida!

Mas, para que uma viagem de carro com o cachorrinho da família não se torne um tormento, é importante prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença.

O carro é um bicho de sete cabeças?

Se o amigo peludo não está acostumado a andar de carro, não é interessante partir para uma viagem de cara, como primeira experiência.

Apesar da maioria dos cães adorar andar de carro, já que sentem-se dentro de uma “toca que anda”, alguns podem achar a experiência assustadora, especialmente se sentirem-se enjoados.

Assim, o cão deve ser habituado ao carro, inicialmente em trajetos mais curtos, até para que seja possível observar as reações dele. A distância deve ser aumentada gradualmente e associada a coisas boas (não vale colocar o cão no carro somente para ir a clínica veterinária!), para que ele fique bem acostumado com a nova situação.

Se o cachorrinho enjoar no carro, vale uma conversa com o veterinário de confiança, para indicação de medicamentos que evitam este desconforto.

Segurança em primeiro lugar

Nenhum animal de estimação deve ser deixado solto dentro do carro. Isto pode causar um grave acidente, já que os cães podem pular no colo do motorista ou até nos pés deste.

Além disso, ficar totalmente solto não é seguro para o próprio cão que pode se machucar numa simples batida de esquina. E mais: cachorros muito afoitos podem sentir-se tentados a saltar pela janela quando avistarem algo interessante, o que vai gerar um susto enorme!

Assim, é importante manter o cãozinho seguro por um cinto de segurança próprio para cães, ou confortavelmente instalado numa caixa de transporte (com a qual também já deve estar habituado).

Por outro lado, cães não devem ser deixados em carros quando está muito quente (nem mesmo com a janela parcialmente aberta): a hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal) ocorre rapidamente e pode levar a morte. E durante o verão, a situação se agrava, pois um carro deixado ao sol torna-se rapidamente uma verdadeira estufa!

E a água?

É importante fazer paradas a cada duas horas, no máximo, para garantir o conforto do cão. Nestas oportunidades, ele poderá fazer as necessidades e esticar as pernas!

Além disso, considerando o tempo quente do verão brasileiro, é muito importante que o cãozinho possa tomar água fresca nestas paradas.

Todos são conselhos simples de serem seguidos e que garantem a alegria de cães e humanos durante as viagens de carro com a família!

---

Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: