Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Raças felinas: Himalaio

Por Equipe Cão Cidadão

O Himalaio é uma raça híbrida, originária dos Estados Unidos, a partir de cruzamentos entre Persas e Siameses. Neste país foi considerada uma raça separada do Persa até 1984, quando a CFA as unificou, mesmo sem a concordância de ambos os conselhos. A CFA – Cat Franciers Associatio – é uma das principais associações responsáveis pelo registro (pedigree) dos gatos de raça do mundo.

Surgimento da raça

O trabalho de seleção desta raça se iniciou por volta de 1920 e os primeiros “Colorpoints” com pelos longos tinham o focinho afilado e lembravam muito mais o Siamês do que o Persa. Como o gene do pelo curto era dominante, foram necessários cruzamentos entre esses híbridos para se chegar ao padrão atual, o que aconteceu perto da década de 50. Somente em 1957 o Himalaio foi reconhecido como raça nos Estados Unidos. Nesta época alguns dos exemplares possuíam olhos da cor cobre. Uma seleção muito rígida entre os criadores fez com que atualmente todos os exemplares possuam os belíssimos olhos azuis.

A raça recebeu esse nome pela coloração escura nas pontas, como os coelhos Himalaios. Como todos os animais com pelagem himalaia, apenas as regiões mais frias do corpo do animal, no caso as extremidades, ficam escuras, por ativar a enzima tiroxinase, que produz melanina. Todos os filhotes nascem brancos ou creme e escurecem apenas nas “pontas” conforme crescem.

Caracteristícas

O padrão ideal para um Himalaio é ter a cor da pelagem e os olhos como os de um siamês e todas as outras características físicas de um persa. Seu corpo deve ser brevilíneo, compacto, musculoso, com os ossos curtos e fortes, pés largos e redondos. A cabeça pesada, redonda com o focinho achatado na linha dos olhos que são grandes e redondos como duas safiras azuis.

A pelagem sempre longa e densa pode ter as mesmas variações de cores que o siamês: seal point, blue point, chocolate point, lilac point, red point, cream point, seal tortie point, blue tortie point, chocolate tortie point, lilac tortie point. São permitidas marcações tabby (rajadas) nas pontas.

O Himalaio necessita de um cuidado diário com a escovação do pêlo, e limpeza da secreção lacrimal para evitar manchas no pêlo. Embora possam tomar banhos, a escovação é o cuidado mais importante no sentido de manter o animal limpo e o pêlo sem nós, prevenindo problemas de pele, ou problemas intestinais causados por uma ingestão excessiva de pêlos.
O comportamento deve ser muito mais próximo do comportamento de um persa. Ou seja, um gato pacato, dorminhoco, gentil, sem agressividade e sem a vocalização do siamês. Dentre os persas é o que mais busca a companhia do dono, é mais ativo e mais brincalhão, portanto deve ter um ambiente com várias opções de brinquedos. Também atinge a maturidade sexual um pouco antes do que um persa, se acasalando aos 10 meses de idade.

Uma ótima opção para quem é apaixonado pelo persa, mas quer um gato um pouco mais interativo.

---

Texto: Claudia Terzian (adestradora e consultora de comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: