Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Raças caninas: Dálmata

Por Equipe Cão Cidadão

É impossível falar em Dálmatas sem se lembrar do desenho animado dos estúdios Disney, “101 Dálmatas”... Ou mesmo da figura de um simpático cão branco com manchas pretas em cima de um carro do corpo de bombeiros!

Controvérsias na origem

Apesar de muitos afirmarem que a origem desta raça é a Dalmácia (atual Croácia), acredita-se que seja, efetivamente, a Grécia. Há quem afirme, também, ter se originado na Dinamarca, país onde, atualmente, os Dálmatas são bastante populares.

Mascote dos bombeiros

O Dálmata dos dias atuais é classificado como cão de companhia, mas, há muito tempo atrás, era utilizado como um excelente cão de trabalho. Possui habilidades para a caça e também para seguir o dono, razão pela qual era muito comum vê-lo ao redor de carruagens, abrindo caminho para os cavalos. Aliás, por este motivo, há uma característica interessante e que pode ser observada: Dálmatas costumam gostar muito de cavalos!

Exatamente por conta disso, também começou a ser utilizado pelos bombeiros americanos, na época em que seus carros eram puxados por cavalos. E não demorou muito para se tornar o cão “mascote” dos bombeiros, sendo que praticamente todo quartel possuía um exemplar da raça!

Temperamento e características físicas

Dálmatas são cães afetuosos, alegres, muito fiéis ao dono. Também são bastante autoconfiantes. De porte médio e pelo curto, devendo ser escovados semanalmente.

A eles deve ser proporcionado muito exercício físico, em razão de seu alto grau de energia, razão pela qual não é um cão ideal para viver em apartamentos. É bastante resistente, um cão rústico. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.

Sucesso

O sucesso alcançado pela raça com o desenho da Disney teve também seu lado ruim: muitas pessoas resolveram adquirir um Dálmata e sabe-se que, em determinado período, o número de cães da raça abandonados em países como a Inglaterra foi assustador! Isto porque muitos, inadvertidamente, escolheram a raça pelo charme e beleza, mas desconheciam o fato de tratar-se de um cão com bastante energia que, se não canalizada de forma adequada, pode torná-lo um potente destruidor...

Assim, todo aquele que desejar ter um Dálmata como novo amigo deve estar consciente de que deverá proporcionar bastante atividade ao cãozinho, para que a convivência seja harmônica e feliz para ambos!

---

Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: