Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como os gatos enxergam?

Por Equipe Cão Cidadão

Já falamos aqui no Blog do Dr. Pet como os cães enxergam, e muita gente perguntou: mas e os gatos? Eles enxergam igual aos cães? Ou enxergam de forma parecida com os humanos? Bem, mesmo tendo uma estrutura ocular similar a de outros mamíferos, os felinos possuem algumas particularidades e características próprias.

A percepção das cores, por exemplo, depende da presença de células especializadas na retina, os cones sensíveis a diferentes comprimentos de onda de luz. Os seres humanos possuem três tipos de cones percebendo as cores de todo o espectro de luz visível, enquanto os bichanos possuem apenas dois tipos de cones. Desta forma, acredita-se que eles possam distinguir bem o verde e o azul e enxerguem as outras cores como o vermelho, laranja, amarelo em tons de cinza.

Na verdade, os gatos, como bons caçadores noturnos, não necessitam de uma boa distinção de cores. Em contrapartida, a visão noturna e a rápida percepção dos objetos em movimento é importantíssima para caçar na natureza, e nos felinos estes atributos são muito bem desenvolvidos. Os bichanos contam com um tipo outro tipo de células, os bastonetes, especializados na visão com pouca luminosidade e na percepção do movimento. Eles possuem cerca de 200 milhões de bastonetes, enquanto os humanos têm aproximadamente 120 milhões.

Uma exclusividade dos felinos é uma membrana dentro do globo ocular, o “tapetum lucidum”, que reflete a luz na cavidade e reestimula a retina. Esta membrana é que faz os olhos dos felinos brilharem à noite quando iluminados. Com estes recursos os gatos conseguem enxergar muito bem com pouquíssima luz. Eles precisam de sete vezes menos luz que nós para enxergar no escuro.

Quem tem gato também já deve ter notado que a pupila dos bichanos, na presença de luminosidade se fecha no sentido vertical, como uma fenda. Em contrapartida, a pálpebra se fecha no sentido horizontal, permitindo um controle muito preciso da quantidade de luz que chega a retina.

O campo visual de um gato é relativamente estreito, de cerca de 200º, porém seus olhos frontais lhe dão uma das melhores visões binoculares entre os mamíferos, cerca de 120º, isso faz com que ele perceba melhor relevos, distâncias e a profundidades.

O cristalino é bastante móvel e permite focar a presa com rapidez. Porém, essas as mesmas estruturas que aumentam a visão noturna, diminuem a resolução das imagens para 10% da capacidade, que faz com que os gatos não enxerguem tão bem de perto, sendo muito comuns os casos de miopia nos felinos.

---

Nenhum comentário: