Páginas

sábado, 6 de novembro de 2010

Raças caninas: Beagle

Por Equipe Cão Cidadão

O Beagle é uma das raças de cães mais populares. Além da referência do Snoopy, esta raça inglesa também é famosa por seu excelente faro, razão pela qual foi muito utilizada para caça. No passado, dezenas de Beagles corriam junto aos caçadores montados a cavalos pelas colinas inglesas em busca de coelhos e raposas.

Alegres, brincalhões e bem extrovertidos, os exemplares desta raça são excelentes companheiros para crianças. Os Beagles são focados e determinados quando se concentram em seus desejos, além disso, quando filhote, costuma ser um grande destruidor de mobílias e objetos – vamos discutir recomendações para este problema a seguir.

O primeiro ponto é que o filhote deve estar sempre sob supervisão em um local onde existam atividades que não pode fazer. Se tivermos que deixá-lo sozinho, deve ser em um ambiente “neutro”, onde não haja possibilidade dele se machucar ou destruir objetos que não são próprios para cães. O hábito de fazer coisas erradas e não levar uma advertência no momento exato e intensidade adequada atrapalha nosso treino: o cão não irá relacionar a bronca atrasada com o que havia feito ou aprenderá a exibir o comportamento apenas na nossa ausência, o que dificulta nossa situação.

No momento de supervisão devemos fazer treinos discriminatórios do que ele pode e o que não se pode pegar, roer ou morder. Um primeiro passo é deixar muitos brinquedos de texturas e tamanhos diferentes à disposição do cão, e espalhados pelo ambiente, pois assim o bichinho sempre terá uma opção. Se ele optar por algo proibido, deve levar uma bronca (susto ou desconforto do tipo gosto amargo na boca) que deve ser no exato momento em que abocanhar o objeto. No entanto, se o cão se interessar por um de seus brinquedos, devemos estimulá-lo nos juntando à brincadeira e dando atenção para essa atitude. Perceba que, normalmente, as pessoas fazem o contrário: quando o cão pega algo proibido, como o controle remoto da TV, corremos imediatamente em sua direção, ao passo que quando eles estão se divertindo com um ossinho as pessoas falam: deixe ele sossegado, pois esta se entretendo. O que devemos fazer é justamente o oposto. Mas vale lembrar que se o cão se apossar de algo que pode resultar em prejuízos para sua integridade, como uma faca ou uma caixa de remédio, vale a pena chamar a sua atenção, distraí-lo, e trocar o objeto por um petisco, por exemplo.

Agora sabendo como lidar com a destruição do Beagle quando filhote, passamos pela fase mais trabalhosa. Treinos de obediência devem começar desde cedo.

Ah, e lembre-se de exercitá-lo com frequência, além de manter uma dieta balanceada, pois os Beagles são bem gulosos e tendem a ficar obesos sem o devido controle.

Cuidando bem do seu Beagle, você terá uma ótima companhia para sua família.

---

Texto: Daniel Svevo (Consultor de Comportamento da Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: