Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Raças felinas: Siamês

Por Equipe Cão Cidadão

racas_siames

O nome siamês revela a origem desta raça felina, o antigo reino do Sião, atual Tailândia. Animal de estimação dos reis e das princesas, este bichano vivia nos templos, enquanto a população preferia criar gatos de "pelagem tigrada". Os registros mais antigos se encontram no “Cat Book Poems” de 1350, atualmente na biblioteca nacional de Bangkok. Na segunda metade do século XIX, o rei do Sião presenteou o cônsul britânico em visita a Bangkok com um casal de siameses, marcando a introdução da raça na Inglaterra. Atualmente são a segunda raça com maior número de nascimentos na Inglaterra, perdendo apenas para o Persa e terceira nos Estados Unidos, depois do Persa e do Maine Coon.

Características

O siameses possuem um tamanho médio, os machos não ultrapassam os 5 kilos de peso. Seu corpo é longilíneo, os membros longos e finos, com os posteriores levemente mais altos que os anteriores. Os pés são pequenos e ovais. Apesar disso a musculatura é bem desenvolvida, o que lhe dá o aspecto tão elegante e lhe conferiu o título de príncipe dos gatos. A cabeça afilada é triangular e o nariz longo e reto. As orelhas triangulares são largas na base e pontudas no alto. Os olhos sempre azuis são oblíquos com formato amendoado. O pescoço e a cauda são finos e alongados. As fêmeas atingem cedo a maturidade sexual, aos 5 meses, mas não devem procriar antes do terceiro cio.

A genética

Duas características são muito comuns nesta raça, o estrabismo, sempre convergente (olhos voltados para o centro) e a cauda torta, como se tivesse uma fratura na ponta. Algumas lendas contam que estes gatos teriam sido incumbidos de vigiar os tesouros do rei, e o fizeram tão de perto que acabaram ficando estrábicos. A ponta da cauda ficou torta por carregar jóias que as princesas penduravam nela. Lógico que a explicação real é a genética – os cruzamentos feitos na criação desta raça, involuntariamente selecionaram genes que acarretaram alguns defeitos, como o estrabismo, e a pequena falha na ponta da cauda. O estrabismo parece estar relacionado ao gene que causa o albinismo.

A pelagem clara, com pontos mais escuros nas extremidades, é causada pela enzima tirosinase mutante termosensível. Esta enzima está envolvida na produção de melanina. Apenas as regiões mais frias do corpo do animal, no caso as extremidades ativam esta enzima, produzindo melanina. Desta forma, todos os filhotes nascem brancos ou creme e escurecem conforme crescem.

O temperamento

Nem todos se identificam com o temperamento forte deste bichano ciumento e ao mesmo tempo carinhoso. É comum no siamês as rápidas mudanças de humor. Pode ser socializado com outros animais, mas tende a se impor pelo seu caráter vivaz e inteligente. Este gato é muito ligado e interativo com seu dono. Não é raro vê-lo passear numa coleira. Mia com uma voz áspera, emitindo diferentes sons para cada situação, numa linguagem própria.

No cinema o siamês foi representado pelos maquiavélicos Si e Am no desenho a “Dama e o Vagabundo” dos estúdios Disney.

---

Texto: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: