Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Raças felinas: Persa

Por Equipe Cão Cidadão

gato_persa

Não é possível pensar em um Persa sem lembrar-se do carismático Garfield, o gato comilão e preguiçoso das histórias em quadrinhos, que personifica muito bem alguns dos hábitos desta raça.

Estes bichanos, de pelo longo e farto, com aspecto aristocrático, são originários da Pérsia (atual Irã) e foram trazidos para a Europa no início do século XVI – embora alguns estudos mais recentes levantem a possibilidade de que sua origem possa ser na própria Europa.

A raça possui uma grande variedade de cores e um excessivo achatamento do focinho que chega a causar problemas de saúde ao animal. Os exemplares com o focinho bastante achatado são conhecidos como “flat face”. Os que possuem o nariz levemente mais alongado são denominados “doll face”.

Seu tipo físico é de um animal “brevilíneo”, ou seja, é como se ele tivesse sido todo achatado. É um gato compacto, musculoso, com os ossos curtos e fortes, pés largos e redondos. O biótipo oposto seria um animal “longilíneo”, com os ossos mais longos e finos, o corpo esguio, focinho longo, como um Siamês.

O Persa é um gato pacato, pouco ativo, muito dócil, que se adapta bem a espaços pequenos. Chega a dormir 16 horas por dia. Adora a companhia e o carinho do dono num bom sofá. Estes bichanos miam muito menos do que as outras raças e seu miado é fraco e rouco – outra característica que os tornam perfeitos para morar em apartamentos.

Parecem ter perdido boa parte do instinto dos felinos. São péssimos caçadores e não curtem tanto brincadeiras de perseguir e atacar como os gatos de outras raças. Quase não mastigam o alimento que abocanham sempre com ajuda da língua e engolem inteiro.

Seu belo pelo denso, longo e sedoso torna necessário um cuidado diário, principalmente com a escovação, para mantê-lo limpo e sem nós. Os exemplares de focinho mais achatado, possuem uma secreção lacrimal mais intensa que exige uma frequente limpeza para evitar que os pelos próximos aos olhos fiquem manchados.

Variedades

Os himalaios ou colorpoint são o resultado do cruzamento de Persas com Siameses. Possuem o tipo físico do Persa e a coloração e os olhos azuis dos Siameses.

Nos persas brancos, a cor azul dos olhos, está geneticamente relacionada à surdez. A maior parte destes animais manifesta esta característica, com exceção de uma variedade branca do himalaio. Por este motivo, tem-se selecionado persas brancos com olhos de cor amendoada.

Durante a década de cinquenta, a partir do cruzamento do Persa com o American Short Hair surge o exótico (Exotic Short Hair), um Persa hibrido de pelo curto, que inspirou Jim Davis na criação do personagem Garfield, o gato dorminhoco, que não caça e adora comer bastante.

---

Texto: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: