Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Entrevista: Medo de Rojões

Por Estopinha

Boa tarde, pessoal!

Hoje eu tenho uma novidade massa pra vocês! Muita gente que comenta aqui me envia perguntas sobre o comportamento dos seus bichinhos. Então, como eu nem sei responder essas coisas, decidi entrevistar a galera da Cão Cidadão pra ajudar vocês! Gente, fala se não é muito chique? Eu, Estopinha Rossi, entrevistando alguém? Ai, chique demais!!!

E, pra começar, nada mais bacana que falar de Copa do Mundo, né? Genteeeeeee... Tô muuuuuitoooo empolgada! Começa nessa semana a primeira Copa do Mundo da minha vida!!! Ahhhhh!!! Vai que é tua, Estopinha! =)

Eu não entendo muito disso, na verdade só sei que o Dunga chamou um jogador que não tava no álbum de figurinhas... Mas tô torcendo! Eu tô achando tudo divertido porque eu não tenho medo do barulho dos fogos de artifício... Mas pra alguns amigos meus os rojões são um terror... Tem uns que ficam com tanto medo, mas tanto medo que até se machucam!

O tio Daniel Svevo, adestrador e consultor comportamental da Equipe Cão Cidadão, me ajudou nisso...

DSC02019_2

Estopinha: Por que alguns cachorros se assustam com o barulho dos fogos de artifício?
Daniel: É natural os cães sentirem medo de barulhos. Alguns animais têm maior sensibilidade que outros, então podemos observar medo de fogos de artifício em alguns deles.

Estopinha: Tem algum jeito pra eles ficarem com menos medo?
Daniel: Sim. Devemos desde cedo, quando ainda são filhotes, acostumá-los com determinados barulhos. Para isso podemos expor os cães a determinados barulhos e promover interações prazerosas durante este momento, como brincadeiras e petiscos. E, aos poucos, vamos aumentando a intensidade deste barulho.

Estopinha: E quem já é grande e tem medo? Dá pra ajudar?
Daniel: Com certeza! Devemos mostrar pro cachorro, em etapas, que o barulho de fogos não é um perigo. Normalmente, utilizamos uma gravação de sons de explosões e tocamos em um volume baixo. Devemos, então, proporcionar momentos agradáveis para o cachorro durante este treino, o que pode ser feito com carinhos, petiscos e brincadeiras para que o cão passe a não se importar tanto com o barulho. Aos poucos, devemos ir aumentando o volume e tentar fazer com que essa situação fique o mais parecida possível com a realidade. Um profissional pode ajudar muito neste treino.

Estopinha: É verdade que tem cachorro que precisa tomar até remédio?
Daniel: Sim, dependendo do caso o cão que sente medo do barulho de rojões pode se machucar tentando fugir de casa ou do cômodo que fica quando começam as explosões. Portanto, calmantes são receitados para evitar essas situações, por exemplo. Mas lembrem-se: nesse caso é preciso consultar o veterinário pra ele indicar o medicamento mais adequado.

Nenhum comentário: