Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Criança diabética é a primeira a receber um cachorro para diagnosticar sua doença


Reino Unido – Dez cachorros são treinados pela entidade beneficiente Cancer & Bio-Detection, para alertar pessoas diabéticas quando há queda do nível de açúcar no sangue.

Um desses cães, é a Shirley, um cão da raça Retriever do Labrador, que vive há 4 meses com uma criança de 6 anos de idade, a pequena Rebecca Farrar. A cachorra vem ajudando a mãe da menina a ficar ciente quando há alterações na glicose sanguinea dela, evitando, assim, que a criança entre em um colapso. Ela salva a minha vida (…). Ela é minha melhor amiga”, comenta Rebecca.

A Labradora é capaz de sentir alterações no odor do corpo da criança, quando sua taxa de glicose cai ou sobe a nível assustador e então, Shirley começa a lamber o corpo da menina, sinalizando que algo está errado com ela.

“Shirley não para de lamber a Rebecca, até ela tomar Coca-Cola ou ingerir qualquer derivado de açúcar (…). Quando a taxa está alta, Shirley também sente e dá o alerta”, explica a mãe, Claire, 39 anos.

A entidade beneficente que deu a Labradora à Rebecca descobriu através de pesquisas e treinamentos que os cães são capazes de detectar diversos tipos de doenças através do cheiro humano, pois quando a nossa saúde altera temos uma pequena alteração no odor do corpo.

Por Eduardo Freire
Agência PC – São Paulo/SP

Nenhum comentário: