quarta-feira, 30 de junho de 2010
Carteiros fazem curso para evitar ataques de cães
Alemanha – A cidade de Munique está preparando seus carteiros a driblarem ataque de cachorros, através da psicologia canina.
Todos os carteiros da cidade de Munique trabalham com spray de pimenta e petiscos. Se o cão não tentar um ataque, ele é premiado com uma deliciosa recompensa (petiscos). Agora para o cão, mais abusado, que tentar morder o entregador, ele é penalizado com o spray.
De acordo com a empresa de correios Deutsche Post, o número de ocorrências caiu cerca de 80%, desde os carteiros passaram a ganhar aulas de psicologia e controle de cachorros.
“O projeto está sendo ótimo (…). Pensamos em ampliar esta iniciativa a outras cidades da Alemanha”, diz Eva Kirchesch, porta-voz da Deutsche Post.
Por Andressa Araújo
Agência PC – São Paulo/SP
Criança diabética é a primeira a receber um cachorro para diagnosticar sua doença
Reino Unido – Dez cachorros são treinados pela entidade beneficiente Cancer & Bio-Detection, para alertar pessoas diabéticas quando há queda do nível de açúcar no sangue.
Um desses cães, é a Shirley, um cão da raça Retriever do Labrador, que vive há 4 meses com uma criança de 6 anos de idade, a pequena Rebecca Farrar. A cachorra vem ajudando a mãe da menina a ficar ciente quando há alterações na glicose sanguinea dela, evitando, assim, que a criança entre em um colapso. Ela salva a minha vida (…). Ela é minha melhor amiga”, comenta Rebecca.
A Labradora é capaz de sentir alterações no odor do corpo da criança, quando sua taxa de glicose cai ou sobe a nível assustador e então, Shirley começa a lamber o corpo da menina, sinalizando que algo está errado com ela.
“Shirley não para de lamber a Rebecca, até ela tomar Coca-Cola ou ingerir qualquer derivado de açúcar (…). Quando a taxa está alta, Shirley também sente e dá o alerta”, explica a mãe, Claire, 39 anos.
A entidade beneficente que deu a Labradora à Rebecca descobriu através de pesquisas e treinamentos que os cães são capazes de detectar diversos tipos de doenças através do cheiro humano, pois quando a nossa saúde altera temos uma pequena alteração no odor do corpo.
Por Eduardo Freire
Agência PC – São Paulo/SP
A importância de manter o treinamento
Por Alexandre Rossi
Muita gente me fala: "Poxa Alexandre, segui direitinho as dicas que você ensinou e deu tudo certo... Mas depois de um tempo, o problema do meu cãozinho voltou! O que aconteceu?".
O fato é que, todo problema comportamental pode voltar se o dono não fizer uma manutenção do treinamento!
A Caroline Zerbato, reporter da Cão Cidadão, entrevistou o César Juncos, adestrador da minha equipe, que explicou um pouco mais sobre a importância de fazer essa manutenção. Confiram o vídeo com a entrevista do César.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Quebrei A Porta
Cachorro 'assume' volante de carro, solta o freio e atropela dono
Christopher Bishop, de 43 anos, estava embaixo do carro, trocando o óleo, quando seu cachorro, Tassey, aproveitou que a porta estava aberta e entrou no veículo.
Brincalhão, Tassey começou a pular no interior do veículo, soltando o freio de mão. O carro começou a andar, passando por cima de Christopher.
Assim que conseguiu levantar, Christopher Bishop correu para parar o carro, que estava indo na direção de sua casa. Ele sofreu apenas ferimentos leves.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Dr. Pet ajuda Leão Lobo
Por Alexandre Rossi
E aí, pessoal! Tudo bem com vocês?
Ontem, no Domingo Espetacular, eu ajudei o apresentador Leão Lobo a resolver um problema que ele enfrentava com seus 4 cães. Os bichinhos subiam na cama do Leão para dormir e não deixavam o apresentador nem se mexer durante a noite.
Se você também tem problemas em ensinar seu cão a não subir na cama, as dicas deste caso são bem valiosas e podem te ajudar.
Pra quem perdeu a exibição ontem ou quer rever as dicas, aí vai o vídeo:
Dúvidas sobre o caso do seu bichinho? Então envie um e-mail para doutorpet@caocidadao.com.br.
Dica Pet: cães com medo de rojões
Por Alexandre Rossi
Pessoal, época de Copa do Mundo e de Festas Juninas é sinônimo de fogos de artifícios. E para muitos cães isso significa um grande sofrimento. Isso porque, esses ruídos têm um impacto imenso na aguçada audição canina. Para ajudar os donos a lidarem melhor com essa situação a adestradora da minha equipe, Patrícia Possa, traz algumas dicas muito valiosas. Confiram:
Dúvidas sobre o caso do seu bichinho? Então envie um e-mail para doutorpet@caocidadao.com.br.
Podcast do Dr. Pet: cães que não querem comer
Por Alexandre Rossi
Fala pessoal, tudo bem?
Hoje é dia de Podcast aqui no Blog... E o tema de hoje é mega interessante!
Cães que não querem comer. Este tem se tornado um caso bem frequente nas dúvidas que o pessoal me manda. Mas vocês sabiam que muitos destes cães estão até acima do peso ideal? Pois é...
Neste Podcast eu falo um pouco sobre este comportamento e trago também algumas dicas bem bacanas para ajudar os proprietários a contornarem este tipo de situação.
Jogo Do Brasil
terça-feira, 22 de junho de 2010
Um Ano Sem O Rei Do Pop
Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 — Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um famoso cantor, compositor, dançarino, produtor e empresário norte-americano.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de King of Pop ("Rei do Pop"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia. [1][2][3]
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular[4] e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk" entre outros. Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock.
Jackson também foi um notável filantropo e humanitário, doou milhões de dólares durante toda sua carreira a causas beneficentes por meio da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades, através de sua própria fundação. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso infantil, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.
Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo "O maior artista de todos os tempos" e um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - quinze Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente,[5] sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão,[6] sendo o artista mais vendido de todos os tempos. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular por mais de quatro décadas.[7] Nos últimos anos, foi citado como "a pessoa mais famosa do mundo"
Em 27 de janeiro de 1984, Michael Jackson sofreu um acidente enquanto gravava o segundo comercial para a televisão do contrato de 5 milhões de dólares que havia assinado para ser garoto-propaganda da Pepsi. O cabelo do astro foi incendiado por fogos de artifício. Ele teve queimaduras de segundo grau no couro cabeludo. Michael foi liberado do hospital um dia depois da internação.
Em março de 1984, Jackson lançou em VHS o videoclipe de "Thriller" acompanhado por um documentário sobre os bastidores da produção. A fita, intitulada Making Michael Jackson's Thriller, vendeu 4 milhões de unidades e tornou-se a mais vendida de todos os tempos, até ser superada pela do filme Titanic, de James Cameron, em 1997. Em maio seguinte, Thriller entrou para o livro dos recordes e Michael ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Ao final de 1984, Jackson já havia conquistado 2 prêmios por Thriller. Na cerimônia do Grammy Awards daquele ano, o astro estabeleceu um novo recorde conquistando oito prêmios. A marca foi igualada pelo guitarrista mexicano Carlos Santana com o álbum Supernatural, em 2000.
Em agosto de 1993 o jovem Jordan Chandler, de 13 anos, representado pelo advogado civil Larry Feldman, acusou Michael Jackson de abuso sexual. As declarações, feitas à imprensa, nunca foram entregues à Justiça e, por conseqüência, o astro não chegou a ser indiciado pelo crime. Apesar disso, o promotor distrital Tom Sneddon deu início a investigações paralelas no final do mês pelo condado de Santa Ynez, residência oficial de Jackson.
As acusações geraram frenesi em todo o mundo. Michael cancelou o último seguimento da turnê do álbum Dangerous em outubro, pouco antes de deixar o México a caminho dos Estados Unidos. Durante uma semana daquele mês não se soube o paradeiro do astro. Ele reapareceu internado aos cuidados do terapeuta Beauchamp Colclough, na Irlanda do Norte, em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos alegando a necessidade de se restabelecer de um vício em analgésicos.
Michael Jackson se pronunciou sobre as alegações pela primeira vez em dezembro de 1993, durante um comunicado transmitido simultaneamente pelas redes CNN, CBS, NBC e ABC, ao vivo do rancho Neverland. Ele se defendeu, afirmando ser incapaz de "causar mal a uma criança".
Depois de seis meses de negociações, contra a vontade do cantor e do seu advogado, a companhia de seguros daquele fechou um acordo de confidencialidade com o dentista Evan Chandler, pai de Jordan Chandler que o acusava. Especula-se que a família tenha embolsado quase 15 milhões de dólares. As investigações paralelas da Justiça foram arquivadas em 1994 por falta de provas. Com o acordo, o único reclamante se recusava a colaborar.
Em 1996 Evan Chandler processou novamente Jackson, alegando que Michael teria violado os termos da acção civil, quando publicamente afirmou nunca ter abusado sexualmente do garoto. Neste novo processo, Chandler referiu-se ao álbum HIStory, bem como a uma entrevista que Michael deu a Diane Sawyer. O pedido abrangia uma indemnização no valor de 60 milhões de dólares.
Numa tentativa de resgatar a visibilidade musical de Jackson, em 11 de fevereiro de 2008, a SonyBMG lançou Thriller 25th, uma edição comemorativa dos 25 anos do lançamento de Thriller, o seu mais conhecido álbum. Foram confeccionados remixes com a participação de artistas da época para compor a lista das faixas. Dentre os convidados estão Will.I.Am, Akon, Fergie e Kanye West
A Edição Especial é composta pelo CD - contendo as faixas convencionais e os remixes, adicionado o verso solo de Vincent Price e a canção inédita For All Time - e um DVD, contendo os clipes do álbum e a performance de Billie Jean no 25º Aniversário da Motown, em 1983.
Thriller 25 pode ser considerado sucesso comercial: Chegou à posição #2 nos Estados Unidos, #3 no Reino Unido, e no TOP#10 em mais de trinta países. Atingiu três semanas em primeiro lugar na França, e duas semanas, em primeiro da Argentina, Bélgica, e no Reino Unido. Foi certificado "Disco de Ouro" em 11 países.
Nos Estados Unidos, Thriller 25th foi o segundo álbum mais vendido na sua semana de estreia, passando dos 166.000 exemplares. Foi inelegivel para o chart Billboard 200 por ser relançamento, mas entrou no Pop Catalog no número um, onde permaneceu durante nove semanas consecutivas. Este foi o melhor lançamento Jackson desde Invincible em 2001, com um valor estimado de 500.000 exemplares e 2 milhões de cópias vendidas em 12 semanas.
Atualmente está entre os 10 álbuns mais vendidos do ano de 2008.
Para comemorar o aniversário de 50 anos de Michael Jackson a SonyBMG lançou "King of Pop" a primeira coletânea interativa de Michael Jackson que contou com seu público para seleção das faixas.
O cantor vendeu seu rancho Neverland, depois de três anos sem morar no lugar. No entanto gerou controvérsia da imprensa, já que ele vendeu a propriedade para uma companhia que ele mesmo era um dos donos.
Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o Ronald Reagan UCLA Medical Center, o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. O site TMZ (em inglês) largou na frente confirmando a morte que teve repercussões instantâneas na blogosfera (em português) e imprensa (em português) brasileira.
Vale Relembrar Que No Dia Brasil X Portugual , Faz Um Ano Que eles morreram
Raças felinas: Siamês
Por Equipe Cão Cidadão
O nome siamês revela a origem desta raça felina, o antigo reino do Sião, atual Tailândia. Animal de estimação dos reis e das princesas, este bichano vivia nos templos, enquanto a população preferia criar gatos de "pelagem tigrada". Os registros mais antigos se encontram no “Cat Book Poems” de 1350, atualmente na biblioteca nacional de Bangkok. Na segunda metade do século XIX, o rei do Sião presenteou o cônsul britânico em visita a Bangkok com um casal de siameses, marcando a introdução da raça na Inglaterra. Atualmente são a segunda raça com maior número de nascimentos na Inglaterra, perdendo apenas para o Persa e terceira nos Estados Unidos, depois do Persa e do Maine Coon.
Características
O siameses possuem um tamanho médio, os machos não ultrapassam os 5 kilos de peso. Seu corpo é longilíneo, os membros longos e finos, com os posteriores levemente mais altos que os anteriores. Os pés são pequenos e ovais. Apesar disso a musculatura é bem desenvolvida, o que lhe dá o aspecto tão elegante e lhe conferiu o título de príncipe dos gatos. A cabeça afilada é triangular e o nariz longo e reto. As orelhas triangulares são largas na base e pontudas no alto. Os olhos sempre azuis são oblíquos com formato amendoado. O pescoço e a cauda são finos e alongados. As fêmeas atingem cedo a maturidade sexual, aos 5 meses, mas não devem procriar antes do terceiro cio.
A genética
Duas características são muito comuns nesta raça, o estrabismo, sempre convergente (olhos voltados para o centro) e a cauda torta, como se tivesse uma fratura na ponta. Algumas lendas contam que estes gatos teriam sido incumbidos de vigiar os tesouros do rei, e o fizeram tão de perto que acabaram ficando estrábicos. A ponta da cauda ficou torta por carregar jóias que as princesas penduravam nela. Lógico que a explicação real é a genética – os cruzamentos feitos na criação desta raça, involuntariamente selecionaram genes que acarretaram alguns defeitos, como o estrabismo, e a pequena falha na ponta da cauda. O estrabismo parece estar relacionado ao gene que causa o albinismo.
A pelagem clara, com pontos mais escuros nas extremidades, é causada pela enzima tirosinase mutante termosensível. Esta enzima está envolvida na produção de melanina. Apenas as regiões mais frias do corpo do animal, no caso as extremidades ativam esta enzima, produzindo melanina. Desta forma, todos os filhotes nascem brancos ou creme e escurecem conforme crescem.
O temperamento
Nem todos se identificam com o temperamento forte deste bichano ciumento e ao mesmo tempo carinhoso. É comum no siamês as rápidas mudanças de humor. Pode ser socializado com outros animais, mas tende a se impor pelo seu caráter vivaz e inteligente. Este gato é muito ligado e interativo com seu dono. Não é raro vê-lo passear numa coleira. Mia com uma voz áspera, emitindo diferentes sons para cada situação, numa linguagem própria.
No cinema o siamês foi representado pelos maquiavélicos Si e Am no desenho a “Dama e o Vagabundo” dos estúdios Disney.
---
Texto: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Podcast do Dr. Pet: o gato e o banho
Por Alexandre Rossi
Gato precisa tomar banho? Essa é uma dúvida que muita gente me pergunta. Muitos donos têm dificuldades na hora de dar banho no bichano... Neste Podcast de hoje, eu trago algumas dicas e curiosidades sobre este assunto.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Dica Pet: como montar o banheirinho do seu gato?
Por Equipe Cão Cidadão
O adestrador e consultor da Cão Cidadão Daniel Svevo preparou uma dica muito bacana para os dono de gatos: "Como montar o banheirinho do bichano dentro de casa". Um local adequado para fazer as necessidades é super importante para os felinos, então confiram as dicas:
Dr. Pet no Zoo: caso dos Hipopótamos
Por Alexandre Rossi
Oi Pessoal, tudo bem com vocês?
Ontem, no Domingo Espetacular, foi o ar o último caso que eu gravei da série especial no Zoo. Neste episódio, o desafio foi ajudar os tratadores a conseguir escovar os dentes de um casal de hipopótamos.
Quem perdeu o quadro ontem pode assistir o vídeo aqui no Blog:
Pet Show: truques da Luz Por Equipe Cão Cidadão
Por Equipe Cão Cidadão
No Pet Show desta semana vocês vão conhecer os truques da cadelinha Luz. Essa pequena maltês de 2 anos dá um show nos comandos e a Mariana de Embu das Artes gravou e enviou o vídeo pra gente.
Parabéns pra Luz e pra Mariana!
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Sim, o Fenômeno está na Copa do Mundo
Fenômeno é o centro das atenções nas ruas da Cidade do Cabo (Foto: Sérginho Gandolphi)
Quem achou que o Fenômeno não iria aparecer na África do Sul, se enganou. Mas, calma, Ronaldo, atacante do Corinthians, não deu o ar da graça no país sede da Copa do Mundo. Quem apareceu e está fazendo sucesso por onde passa é um cachorro, homônimo do atleta, que chama a atenção nas ruas da Cidade do Cabo.
O cão, da raça border colei, foi trazido para a África do Sul pelo paulista e adestrador André Francisco Rosa. Ele apelidou o cachorro desta maneira em 2002, logo após o Mundial realizado na Coréia do Sul e no Japão, justamente por causa do atacante, que na época foi o destaque da Seleção Brasileira na conquista do penta.
- Assim como o Ronaldo, o Fenômeno logo nos seus primeiros meses já mostrava habilidade para fazer as coisas. E adorava brincar com a bola, por isso ganhou este nome - explicou o adestrador, que logo emendou:
Entrevista: Medo de Rojões
Por Estopinha
Boa tarde, pessoal!
Hoje eu tenho uma novidade massa pra vocês! Muita gente que comenta aqui me envia perguntas sobre o comportamento dos seus bichinhos. Então, como eu nem sei responder essas coisas, decidi entrevistar a galera da Cão Cidadão pra ajudar vocês! Gente, fala se não é muito chique? Eu, Estopinha Rossi, entrevistando alguém? Ai, chique demais!!!
E, pra começar, nada mais bacana que falar de Copa do Mundo, né? Genteeeeeee... Tô muuuuuitoooo empolgada! Começa nessa semana a primeira Copa do Mundo da minha vida!!! Ahhhhh!!! Vai que é tua, Estopinha! =)
Eu não entendo muito disso, na verdade só sei que o Dunga chamou um jogador que não tava no álbum de figurinhas... Mas tô torcendo! Eu tô achando tudo divertido porque eu não tenho medo do barulho dos fogos de artifício... Mas pra alguns amigos meus os rojões são um terror... Tem uns que ficam com tanto medo, mas tanto medo que até se machucam!
O tio Daniel Svevo, adestrador e consultor comportamental da Equipe Cão Cidadão, me ajudou nisso...
Estopinha: Por que alguns cachorros se assustam com o barulho dos fogos de artifício?
Daniel: É natural os cães sentirem medo de barulhos. Alguns animais têm maior sensibilidade que outros, então podemos observar medo de fogos de artifício em alguns deles.
Estopinha: Tem algum jeito pra eles ficarem com menos medo?
Daniel: Sim. Devemos desde cedo, quando ainda são filhotes, acostumá-los com determinados barulhos. Para isso podemos expor os cães a determinados barulhos e promover interações prazerosas durante este momento, como brincadeiras e petiscos. E, aos poucos, vamos aumentando a intensidade deste barulho.
Estopinha: E quem já é grande e tem medo? Dá pra ajudar?
Daniel: Com certeza! Devemos mostrar pro cachorro, em etapas, que o barulho de fogos não é um perigo. Normalmente, utilizamos uma gravação de sons de explosões e tocamos em um volume baixo. Devemos, então, proporcionar momentos agradáveis para o cachorro durante este treino, o que pode ser feito com carinhos, petiscos e brincadeiras para que o cão passe a não se importar tanto com o barulho. Aos poucos, devemos ir aumentando o volume e tentar fazer com que essa situação fique o mais parecida possível com a realidade. Um profissional pode ajudar muito neste treino.
Estopinha: É verdade que tem cachorro que precisa tomar até remédio?
Daniel: Sim, dependendo do caso o cão que sente medo do barulho de rojões pode se machucar tentando fugir de casa ou do cômodo que fica quando começam as explosões. Portanto, calmantes são receitados para evitar essas situações, por exemplo. Mas lembrem-se: nesse caso é preciso consultar o veterinário pra ele indicar o medicamento mais adequado.
Visita ao Zoológico! De Dr.Pet
Por Estopinha
Oi, Gente!!! Tudo bem com vocês?
Comigo tudo ótimo! =)
Hoje eu trouxe algumas fotinhos dos últimos quadros Dr. Pet no Zoo! Muito legal, né?
Eu adorei ir lá, porque eu conheci um monte de bichinhos que eu nem sabia que existia... O meu pai ajudou tigres, elefantes e lhamas – um bicho que é parente do camelo, muito chique ele!
A lhama cuspia em todo mundo... Que coisa feia, Seu Lhama! Mas meu pai me ensinou que, apesar de ser falta de educação, as lhamas fazem isso pra se defender! Que coisa, né?
Já a elefanta Bambi não deixava ninguém fazer as unhas dela. Parece bobagem, né? Mas meu pai falou que os elefantes que moram no zoológico precisam fazer isso para evitar que a unha fique inflamada, senão eles podem ficar muito doentes!
E teve também as tigresas que estavam sem ter com quem brincar. Meu pai fez pra elas uma coisa chamada enriquecimento ambiental. Daí eu pensei: "Pai, porque elas precisam ficar ricas?" Rs...
Ai gente, que vergonha... Foi aí que ele me explicou que o enriquecimento ambiental é deixar o lugar onde a gente mora cheio de coisas legais pra nós, bichinhos, fazermos. Chique, né?
Elas ganharam até um picolé de peixe! Hummm... Será que eu posso experimentar também, pai?
Ah, eu também adoro rasgar caixa de papelão!!!
E não acabou não, gente. Ainda tem o caso de um hipopótamo!!! Mas esse ainda não foi pro ar, então meu diretor super chique disse que eu só posso mostrar uma fotinho dele! =)
Blog da Estopinha, agora no R7!
Por Alexandre Rossi
Lá ela vai mostrar os bastidores das gravações, além de dar muitas dicas bem bacanas!
Não deixem de conferir o blog! =) www.r7.com/estopinha
Raças caninas: Shih-Tzu
Por Equipe Cão Cidadão
O Shih-Tzu é uma raça chinesa muito antiga. Acredita-se que descenda de cruzamentos entre Lhasas Apsos, Pugs e Pequineses. Eram bem populares nos castelos imperiais chineses, onde eram mimados e vistos como cães sagrados.
O nome “Shih-Tzu” significa “leão” em chinês, possivelmente devido a suas características físicas: pequenos, mas sólidos, não tão frágeis quanto outras raças de pequeno porte. O formato da cabeça lembra um crisântemo e a cauda é curvada sobre as costas.
Temperamento
O Shih-Tzu é um cão de companhia tranquilo, companheiro, brincalhão e independente. Não é daqueles que querem colo o tempo todo, mas gostam de estar sempre perto dos donos, acompanhando seus movimentos, mesmo que de longe...
Estes cães costumam ser bastante “festeiros” com pessoas estranhas, outros cachorros e crianças. Além disso, trata-se de uma raça silenciosa, que late muito pouco.
Energia
Apesar de muito alegres, não aguentam longas sessões de exercícios, especialmente em horários muito quentes. E não são nada esportivos! Gostam de brincar, mas logo procuram um cantinho para tirar uma soneca. Não necessitam de longos passeios diários: dois por dia, de 20 minutos cada, são suficientes para que se exercite bem.
Seu temperamento tranquilo permite que aguentem melhor que outros cães períodos de solidão, enquanto tiram longas sonecas – sim, este é um cão bem dorminhoco!. Mas isso não significa que devam ser deixados sozinhos por muito tempo, pois cães de qualquer raça são animais sociais e precisam da companhia e interação para se manterem mentalmente saudáveis.
Saúde e cuidados
Os Shih-Tzus costumam ter poucos problemas de saúde, mas deve-se prestar muita atenção aos olhos, que são grandes e lacrimejantes, devendo ser frequentemente limpos com gaze embebida em soro fisiológico. É comum que se machuquem ao se coçar ou ao xeretar objetos pontiagudos. Também costumam ter inflamações no ouvido, que pode ser evitada com uma limpeza constante das partes interna e externa das orelhas.
A pelagem é longa e macia, mas necessita de escovação diária para que não se formem nós.
Ótimo para morar em apartamento e de bom convívio com crianças, o tranquilo Shih-Tzu é um excelente cão de companhia.
---
Texto e Foto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Podcast do Dr. Pet: o olfato dos cães
Por Alexandre Rossi
Pessoal, no Podcast de hoje eu falo um pouco sobre o olfato dos cães. Tem muitas curiosidades bacanas sobre este assunto. Espero que vocês gostem! =)
Raças felinas: Persa
Por Equipe Cão Cidadão
Não é possível pensar em um Persa sem lembrar-se do carismático Garfield, o gato comilão e preguiçoso das histórias em quadrinhos, que personifica muito bem alguns dos hábitos desta raça.
Estes bichanos, de pelo longo e farto, com aspecto aristocrático, são originários da Pérsia (atual Irã) e foram trazidos para a Europa no início do século XVI – embora alguns estudos mais recentes levantem a possibilidade de que sua origem possa ser na própria Europa.
A raça possui uma grande variedade de cores e um excessivo achatamento do focinho que chega a causar problemas de saúde ao animal. Os exemplares com o focinho bastante achatado são conhecidos como “flat face”. Os que possuem o nariz levemente mais alongado são denominados “doll face”.
Seu tipo físico é de um animal “brevilíneo”, ou seja, é como se ele tivesse sido todo achatado. É um gato compacto, musculoso, com os ossos curtos e fortes, pés largos e redondos. O biótipo oposto seria um animal “longilíneo”, com os ossos mais longos e finos, o corpo esguio, focinho longo, como um Siamês.
O Persa é um gato pacato, pouco ativo, muito dócil, que se adapta bem a espaços pequenos. Chega a dormir 16 horas por dia. Adora a companhia e o carinho do dono num bom sofá. Estes bichanos miam muito menos do que as outras raças e seu miado é fraco e rouco – outra característica que os tornam perfeitos para morar em apartamentos.
Parecem ter perdido boa parte do instinto dos felinos. São péssimos caçadores e não curtem tanto brincadeiras de perseguir e atacar como os gatos de outras raças. Quase não mastigam o alimento que abocanham sempre com ajuda da língua e engolem inteiro.
Seu belo pelo denso, longo e sedoso torna necessário um cuidado diário, principalmente com a escovação, para mantê-lo limpo e sem nós. Os exemplares de focinho mais achatado, possuem uma secreção lacrimal mais intensa que exige uma frequente limpeza para evitar que os pelos próximos aos olhos fiquem manchados.
Variedades
Os himalaios ou colorpoint são o resultado do cruzamento de Persas com Siameses. Possuem o tipo físico do Persa e a coloração e os olhos azuis dos Siameses.
Nos persas brancos, a cor azul dos olhos, está geneticamente relacionada à surdez. A maior parte destes animais manifesta esta característica, com exceção de uma variedade branca do himalaio. Por este motivo, tem-se selecionado persas brancos com olhos de cor amendoada.
Durante a década de cinquenta, a partir do cruzamento do Persa com o American Short Hair surge o exótico (Exotic Short Hair), um Persa hibrido de pelo curto, que inspirou Jim Davis na criação do personagem Garfield, o gato dorminhoco, que não caça e adora comer bastante.
---
Texto: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Dica Pet: como apresentar cão e gato?
Por Equipe Cão Cidadão
Na semana passada, o consultor da equipe Cão Cidadão, Daniel Svevo, mostrou aqui no blog, algumas dicas de como fazer para adaptar um gato novo em uma casa onde já vive um cachorro.
Para rever as dicas do primeiro vídeo, clique no link abaixo:
Já no vídeo de hoje, Daniel mostra como fazer a apresentação entre o bichano e o cão.
Podcast do Dr. Pet: mitos sobre a convivência entre gatos e crianças
Por Alexandre Rossi
Oi pessoal, como passaram de fim de semana?
Hoje eu trouxe um Podcast bem bacana. A convivência entre os bichanos e as crianças gera muitas dúvidas que, na maior parte das vezes, não passam de mitos. No Podcast de hoje eu falo sobre alguns desses mitos.
Como adaptar o gato em casa
Por Equipe Cão Cidadão
O gato acabou de chegar em casa e você não abe como apresentá-lo ao cão? O consultor da equipe Cão Cidadão, Daniel Svevo, ensina algumas dicas de como adaptar o bichano em casa, antes de apresentar os dois.
Gatos também podem ser adestrados?
Por Equipe Cão Cidadão
Um dos maiores mitos envolvendo os bichanos é o de que, por sua natureza independente, os gatos não podem ser adestrados. Embora o aprendizado seja um pouco diferente – pois é um pouco mais difícil conseguir a atenção de um gato do que a de um cão, – os felinos também aprendem e com ótimos resultados.
O adestramento melhora o relacionamento e a comunicação entre o proprietário e o animal tornando-os mais próximos. Ajuda a obter obediência, através do reforço positivo. O bichano recebe atenção e é recompensado cada vez que obedece e passa a prestar mais atenção em seu dono.
O adestramento é um estímulo para a mente do gato, que junto com o enriquecimento ambiental, melhora o desenvolvimento e torna mais interessante a vida do animal. Além dos comandos, o felino aprende a não subir na mesa e balcões da cozinha, a não roubar alimentos, não arranhar os móveis, a afiar as unhas no arranhador, a fazer as necessidades no local correto, a não ser agressivo, a usar a caixa de transporte, etc. Também fazem parte do adestramento, as orientações sobre como melhorar o ambiente, estimular brincadeiras, a disposição da cama, arranhadores e caixa higiênica.
Os comandos
Algumas pessoas acham que, quando adestrado, o animal torna-se um robô que executa tarefas, ou que faz um “showzinho”. No entanto, está visão é totalmente equivocada! Os comandos são a linguagem em que os proprietários usam para se comunicar com o bicho, de uma maneira bem clara para que o animal entenda. Muita gente diz: “não precisa ensinar nenhum comando, eu só quero que ele fique educado e me obedeça”. Porém, eles não fazem idéia do quanto estas coisas estão ligadas. E os gatos podem aprender: senta, dá a pata, gira, fica, não, passa, cumprimenta e muitos outros.
Os gatos podem ser adestrados em qualquer idade. Embora, quando filhotes, seja mais fácil acostumá-los a cortar as unhas, tomar banho, ser escovados, usar coleira e sair de casa. Contudo, os adultos e os velhinhos também podem aprender.
O dono também aprende!
As atitudes do dono influenciam totalmente o comportamento do seu animal e são importantíssimas na solução dos problemas. O proprietário aprende qual a postura correta e a melhor forma de agir em cada situação para ter um resultado melhor.
Confira no vídeo abaixo alguns comandos com gato:
---
Texto e vídeo: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)
Revisão e Ediçãoo Final: Alex Candido
---