Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como evitar a destruição dos móveis

Por Equipe Cão Cidadão

gato_arranha_moveis

Sofás, poltronas e cortinas desfiados, rasgados ou furados pelas unhas dos gatos são a principal queixa de comportamento dos proprietários de gatos.

Entendendo o problema

Os gatos têm a necessidade de arranhar superfícies por dois motivos principais. O primeiro é para ajudar na manutenção das garras eliminando as camadas laterais externas das unhas que vão se soltando.

O segundo é a demarcação do território. O gato ao arranhar as superfícies, deixa marcas visuais que são uma forma de informar aos outros gatos, que aquele local tem dono. Além disso, ao esfregar os coxins das patas durante a arranhadura o gato libera um ferormônio, um odor que é exalado pelo animal e interfere no comportamento dos outros gatos.

As cortinas também são destruídas quando o gato tenta subir em algum móvel, ou janela, usando a cortina como “escada”. Os gatos gostam muito de olhar seu território de locais onde podem ver uma área mais ampla.

Resolvendo o problema

Estes comportamentos são importantes para os felinos, por isso não se deve tentar eliminá-los com broncas. Uma solução melhor, é fazer com que estes comportamentos possam ser manifestados, sem que a casa seja destruída.

Enriquecendo o ambiente

Normalmente os gatos arranham principalmente os móveis próximos aos locais de descanso, as portas de entrada, ou as divisórias entre os ambientes. Nestes locais devem ser colocados arranhadores e seu uso deve ser estimulado, com uma recompensa cada vez que o gato se aproxima ou usa o arranhador.

Os arranhadores podem ser comprados em lojas, ou ser objetos que os gatos gostem de arranhar, como caixas de papelão ou pedaços de carpete fixados no chão ou na parede.

Nos locais onde queremos inibir este comportamento, como os braços das poltronas, podem ser fixadas fitas dupla face que tornem desagradável o contato das patas com o móvel.

Instale prateleiras ou brinquedos com plataformas altas onde o gato possa subir, e coloque pelo menos um junto a janela, facilitando o acesso. Use várias faixas de fita dupla face presas ao redor da cortina, par impedir que o gato a arranhe ou suba por ela.

Outras formas de destruição

São menos comuns e incluem mastigação e ingestão de objetos como tecidos, barbantes, pedaços de borracha, látex, plantas ou fios elétricos.

O tratamento também envolve o enriquecimento do ambiente, para que o gato se entretenha com brinquedos, que ele possa perseguir e morder, com caixas vazias, prateleiras ou procurando petiscos escondidos. Pode também ser associado o uso de um spray amargo nos objetos que ele não deve mastigar.

Os casos mais graves podem exigir o uso de medicamentos no tratamento, que deve ser orientado por um especialista em comportamento.

Texto: Claudia Terzian (Adestradora Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: