Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Conheça as melhores raças para conviver com crianças


Ter um cachorro é o sonho de muitas crianças, mas como saber quais são as melhores raças para os pequenos? Os pais devem levar em conta vários fatores para a escolha: qual o espaço para o animal, se a família quer um cão de companhia ou de guarda, se a ideia é ter um cão de pequeno, médio ou grande porte, se a família quer um cachorro mais sossegado ou mais brincalhão e até se o animal vai ter pelo curto ou longo.

Outra coisa importante que os pais devem saber é que a criança não deve ser responsabilizada pelos cuidados com o cão e que todas as atividades envolvendo o animal e a criança devem ser supervisionadas por um adulto.

- A criança não pode e nem deve ser responsável pelos cuidados com o animal, isso compete aos pais. As crianças podem ajudar e assim ter noções de disciplina e responsabilidade, afirma o veterinário Daniel Svevo.

Segundo o veterinário, os pais também devem perceber como é o perfil e a individualidade do filhote para escolher a raça porque cada animal tem um temperamento diferente do outro, mesmo que seja na mesma ninhada.

Daniel também alerta que o temperamento dos pais e da criança influencia no comportamento do cãozinho. Aquela frase que diz que o cão é o espelho dos donos se enquadra perfeitamente nessa situação.

- O labrador tem o perfil muito tranquilo, mas pode ter um comportamento diferente dependendo de como é criado, de como é a postura de quem cria. O filhote pode ser submisso ou dominante, diz o veterinário.

A fisiterapeuta Cecilia Teso fez a vontade de Ana Carolina, sua filha de quatro anos, e deu de presente para a criança um cachorrinho da raça shi-tzu, que hoje está com um ano e quatro meses. A ideia era que a menina tivesse companhia e pudesse brincar com o novo amiguinho, mas não têm sido bem assim. Segundo Cecilia, o filhote era sociável e brincalhão , mas que agora ele se tornou agitado e agressivo por causa do comportamento da filha.

- A Ana Carolina não deixa o Bolinha um minuto em paz. Ela estressa o animal e ele se defende rosnando e mordendo ela, conta Cecilia.

Apesar do temperamento da filha, Cecilia acredita que a menina está aprendendo a ter noções de responsabilidade.

- Ela dá comida para o Bolinha, brinca bastante com ele e ajuda com a higiene, diz a fisioterapeuta.


Conheça agora quais são as raças mais indicadas para viver com crianças:


Raças de pequeno porte:

Pug – é um cão muito companheiro, sociável e que se enquadra a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis que existe.
Poodle – inteligente, brincalhão, que se adapta bem a apartamentos.
Schnauzer miniatura – alegre, dócil, obediente, afetuoso e fiel.
Shi-Tzu – muito dócil, esperto e adora um colo. Ótimo para viver em apartamento.
Lhasa Apso – raça criada durante séculos apenas pelos nobres e monges tibetanos. É muito amável, atentos e enérgicos.

Raças de médio porte:

Beagle – cão muito amigo, agitado e que precisa de muita atividade física.
Cocker Spaniel – alegre, brincalhão e muito companheiro. Existem alguns muito agitados e outros muito tranquilos.
Bulldog Francês – manso, inteligente e necessita de muita atividade física.

Raças de grande porte:

Labrador – inteligente, obediente, adora brincar na água e é muito equilibrado.
Boxer – companheiro, protetor, adora crianças e protege a família.
Golden Retriever – possui as mesmas características do labrador, late pouco e aprende muito rápido.
Sheepdog – muito brincalhão, feliz e adora passear.


O veterinário Daniel Svevo conclui dizendo que cada raça tem suas próprias características, mas que o que vai definir a personalidade de cada cão é a genética e a maneira como ele é criado

Nenhum comentário: