Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como lidar com miados em excesso

Por Equipe Cão Cidadão

Já mostramos aqui no Blog do Dr. Pet alguns artigos falando sobre como lidar com latidos em excesso. Mas quando quando o problema são os miados? Muitas vezes, que seu gato não para de miar, você se sente manipulado e não vê saída se não satisfazer as vontades dele... E pior... para cada miado diferente do seu bichano, você sabe exatamente o que ele quer! Mas como será que ele ficou assim?

Por que os gatos miam?

Apesar de serem animais independentes, os bichanos também são muito comunicativos e o miado é uma das formas de comunicação deles com outros animais e com seu dono. Gatos idosos podem miar quando se sentem desorientados. Aqueles que fazem dietas miam com mais insistência para pedir alimento. Conforme a relação se estreita entre o felino e dono, eles passam a miar de forma diferente ou adotar uma postura para cada situação: chamar a atenção, comer, sair de casa, abrir uma porta, carinho ou até mal estar. Você aprende a identificar os miados e fica bem treinado em satisfazê-lo!

Necessidades básicas

Tenha uma regularidade no que diz respeito aos horários de alimentação do gato. Dê comida no horário e não quando ele pede.

Mantenha vários potes de água limpa e fresca todos os dias, mantenha as caixas sanitárias sempre limpas. Não espere seu gato reclamar para fazer isso!

Lembre que os gatos, também gostam de brincar, conviver e interagir com seus donos, e exigem tempo e atenção. Providencie para que o ambiente onde o bichano vive seja estimulante, com brinquedos, caixas de papelão, prateleiras e locais onde ele se sinta seguro, mesmo quando você está fora de casa ou recebe visitas.

Reforço e bronca

Conhecer os diferentes miados e as necessidades do seu gato é algo bom. Ruim é você ter que obedecê-lo quando ele exige!

Se você abre uma porta, ou enche um pote com ração, por que o felino está miando ele aprende que deve miar quando quer algo, por que você obedece! Apenas ignorar os miados faz inicialmente que os miados aumentem, e é provável que você não aguente isso por muito tempo. Aqui entra a bronquinha: borrife água no focinho do momento em que o gato começar a miar (evite que entre água nas orelhas pois pode causar otites). Não olhe muito menos fale com o bichano. Isso é muito importante, para que gato não receba atenção durante o comportamento e para que evitar que ele fique desconfiado ou com medo do dono.

Reforce outros comportamentos para chamar sua atenção que não os miados. Por exemplo, quando ele senta perto de você e te olha ou quando te toca levemente com a pata. Quando ele fizer isso mesmo que não possa atendê-lo, olhe, converse e faça carinho nele.

Quando puder brincar, pegar no colo e acariciá-lo, faça-o com o gato em silêncio. Nunca acaricie ou tente acalmá-lo se ele estiver miando. Estas atitudes são tão importantes quanto a bronca.

Miados noturnos

Alguns felinos adoram trocar o dia pela noite e querem brincar durante a madrugada! Outros gatos miam sem parar se forem colocados para fora do quarto. Nestas situações procure fazer uma seção de brincadeiras bem no início da noite. Estimule o bichano a correr e a se exercitar bastante, para ficar bem cansado e dormir com mais facilidade.

Outra dica, é deixar um aspirador de pó na posição ligado, para fora do quarto e apenas o fio para o lado de dentro com a porta fechada. Assim, quando o gato começar a miar você liga o aspirador na tomada. O aspirador é quem acaba dando a bronca sem que o felino veja o dono.

---

Texto: Claudia Terzian adestradora e consultora de comportamento da equipe Cão Cidadão

Revisão e Edição: Alex Candido

Nenhum comentário: