Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Broncas: usar ou não usar?

Por Equipe Cão Cidadão

A metodologia Adestramento Inteligente é baseada na utilização de reforço positivo para ensinar comandos e moldar certos comportamentos. Assim, através de uma recompensa, que pode ser petisco, carinho, elogios ou brincadeiras, aumentamos a frequência de determinada ação do animal, já que ele irá ganhar algo cada vez que fizer aquilo que é esperado.

Para reduzir alguns comportamentos, muitas vezes lançamos mão de repreensões ou broncas. A intenção desta utilização é causar um susto ou leve desconforto, durante o comportamento indesejado, para que o animal associe um comportamento prejudicial a algo que o incomode.

Por exemplo: se o cão late sempre que a campainha toca, assim que ele der o primeiro latido, usamos um spray com água e borrifamos no seu focinho. Sempre que ele repetir a ação, repetimos a bronca, até que o cão associe o comportamento errado a punição, e diminua a frequência do latido nesta situação. A punição nunca deve ferir o animal, ou deixá-lo com muito medo, e por isso é preciso ter muita cautela ao utilizá-la e, de preferência, usar somente após consultar um profissional da área para adequar o tipo de bronca de acordo com o perfil do bicho e a situação. Alguns cães, por exemplo, adoram água! Com eles, a bronca do spray não funciona. Outros já são bem sensíveis a barulhos. Com eles é importante saber a maneira certa de agir, pois uma bronca pode acabar gerando algum trauma e piorando a situação.

E lembre-se: a violência jamais deve ser utilizada, pois além de ineficaz, pode ferir o animal, e ele pode passar a imitar o comportamento, tornando-se agressivo quando contrariado, ou quando se sentir acuado.

Recompensar o certo pode ser a melhor solução

Mas, em muitos casos, apesar de a bronca ser a saída mais rápida, ela não é a única solução para a evitar os comportamentos indevidos dos animais. Existem alguns exercícios que podem diminuir a utilização de broncas, podendo ter até mesmo melhores resultados. Ainda tomando como exemplo o cão que late ao ouvir a campainha, podemos avaliar a causa do comportamento para tratá-la. Ainda é possível fazer associações positivas quando o cão se comporta bem na situação. Neste mesmo exemplo: assim que tocar a campainha, já peça para o cão sentar dando um comando. Se ele obedecer dê a ele um petisco bem gostoso. E sempre que ele não latir nesta situação, elogie e dê carinho. Dessa forma, você estará valorizando o comportamento correto, e o animal vai preferir repetir a ação que gerou recompensa.

---

Texto: Caroline Serratto (adestradora da Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição: Alex Candido

---

Nenhum comentário: