Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Raças caninas: Golden Retriever

Por Equipe Cão Cidadão

O Golden Retrivier é uma raça de origem britânica, que surgiu do cruzamento entre cães de pastoreio russos, com os cães das raças Terra-Nova e Setter Irlandês. Sua pelagem é densa e sua cor pode variar do creme bem clarinho até o dourado, mais forte. Os exemplares têm porte grande, mas podem viver em apartamentos, devido ao seu temperamento equilibrado e, no geral, latem muito pouco.

Os cães desta raça necessitam de um dono que possa se dedicar a eles. Exercícios, brincadeiras e muita atenção, além de cuidados com a alimentação, pelagem e saúde. É um animal extremamente companheiro, afetuoso e brincalhão. Costuma ser muito tolerante com as crianças, mas, como no caso de qualquer cão, é importante tomar cuidado, já que, por ter um porte grande e bastante força, mesmo brincando, ele pode derrubar as crianças. A interação é super importante, tanto para o animal quanto para a criança, mas deve ser feita sempre com a supervisão de um adulto.

Temperamento

Apesar de toda sua afetividade, é preciso dar uma atenção especial à educação do cão, pois os goldens gostam muito de carregar objetos (daí a denominação retriever). Os alvos favoritos são meias, sapatos, celulares e controles remotos. Isso porque, esses objetos tendem a ter o cheiro dos donos. Por isso, a imposição de alguns limites, o ensino de comandos básicos, especialmente aqueles que aumentam o controle sobre o animal, são muito valiosos. Mas, no geral, é uma raça bastante obediente e aprende os comandos com facilidade. Suas habilidades inatas e temperamento também o tornam um dos animais mais utilizados na função de cão-guia para deficientes visuais.

Saúde

Assim como os labradores, os goldens podem sofrer de uma doença denominada displasia coxo-femural. Animais que sofrem com esse problema não devem ser acasalados, para diminuir as chances da doença em seus filhotes. Além disso, é preciso controlar o peso dos cães desde filhotes, evitar pisos lisos e colocar exercícios regulares na rotina do cachorro. Esse problema se caracteriza pela má formação da articulação coxofemural - inserção entre a pata traseira e a cintura pélvica. O animal afetado começa a sentir dor e mancar quando anda. Este é o sintoma mais fácil de ser percebido. O diagnóstico deve ser feito através de uma radiografia, e, em alguns casos, pode requerer cirurgia.

O golden não é um cão que vive bem confinado sozinho no quintal. Gosta e precisa de contato com as pessoas. Quando isolado, pode desenvolver problemas comportamentais, como alguns tipos de compulsão. É um animal que tem bastante energia e deve gastá-la interagindo com seu dono, brincando com outros cães, fazendo exercícios que desafiem e desenvolvam sua inteligência, além de passeios diários e brinquedos que possam destruir, sem afetar sua saúde (como ossinhos, por exemplo).

Quem tem um golden sabe que muito mais que apenas um cão bonito, dócil e carismático, tem um grande e afetuoso companheiro.

---

Texto: Caroline Serratto (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

---

Nenhum comentário: