Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas para passear com o cão

Por Equipe Cão Cidadão

Você já viu, ou tem, um cachorro que puxa na hora do passeio? Pois é... Isso é mais comum do que se imagina... Aquele momento que deveria ser bacana, de aproximação e interação, acaba sendo chato e desagradável, pois a pessoa é literalmente “levada para passear” pelo cachorro.

Então, o que fazer para que o passeio com o cachorro seja agradável e divertido, tanto para o condutor quanto para o cão?

Primeiro, precisamos estimular o respeito e os limites do cão dentro de casa, com exercícios e comandos de obediência. Se o cão faz o que quiser em casa não vai entender que deve ser diferente na rua.

Na verdade, o passeio começa dentro de casa, quando estamos nos arrumando para sair. Geralmente, ao pegar a guia e coleira ou calçar o tênis, o cachorro já sabe que vai passear e fica mais agitado. Quando isso acontecer ignore o comportamento e faça qualquer outra coisa, como beber um copo de água, e espere que o animal se acalme. Você também pode ajudar o cão a não ficar ansioso, evitando fazer festa antes de passear.

Durante o dia, algumas vezes, mexa na guia e coleira ou coloque-as no cão, sem o intuito de sair realmente, para tornar essa situação mais corriqueira, e não um “evento”. Com a repetição, o cachorro ficará cada vez mais calmo, não saberá exatamente a hora que vai passear, pois não associará necessariamente a guia e coleira ao passeio.

Para colocar a coleira peça para o cão sentar e só coloque quando, além de estar sentado, estiver tranquilo.

Antes de sair na rua, passeie um pouco com o cão dentro de casa mesmo, ou no quintal. Caso ele esteja ansioso, faça isso até o animal ficar mais calmo. Ao passar pela porta, de casa, do elevador, do portão, peça sempre para o cão sentar e passe você antes que o animal.

Inicie o passeio em um local tranquilo, aumentando a variedade dos locais e diferentes estímulos gradualmente. Toda vez que ele passar na sua frente você pode:

• trazê-lo rapidamente para perto de você, corrigindo-o;
• mudar a direção do passeio de repente, fazendo que te acompanhe, mesmo sem querer;
• parar até que ele volte ao seu lado para reiniciar o passeio;
• chamá-lo e pedir um comando de obediência, como o “senta”.

Ou seja, mostrar para o cão que você está no comando. Mas, o mais importante é sempre recompensar o comportamento desejado:

• se está prestando atenção em você;
• se está andando a seu lado com a guia frouxa;
• se passou por algo estimulante, mas ele não deu bola;

Em todas essas situações, faça festa, ofereça um petisco ou brinquedo de que ele goste muito. Demonstre que você gosta desse tipo de comportamento e que coisas boas acontecem com ele quando se comporta dessa maneira. Só assim ele vai gravar o que é o correto fazer, o que vai lhe agradar e agradar a ele também.

Importante: utilize sempre um equipamento adequado para o animal, que deixe o cão e o condutor seguros, evitando acidentes. A peitoral e a guia retrátil foram feitas para os cães puxarem e andarem distante de nós, respectivamente. Portanto, para cães que puxam, é melhor evitar a utilização destes tipos de equipamento.

O passeio ideal estimula a liderança, aproxima a relação entre condutor e cão, exercita e gasta energia, deixando o cão mais calmo e feliz. Paciência é fundamental, principalmente no início do treino, quando o cachorro vai ser mais resistente. Com o tempo, fazendo as mesmas coisas sempre, ele se acostumará a andar ao lado do condutor.

E lembre-se: bom humor faz toda diferença!!!

---

Texto: Patrícia Possa (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e edição: Alex Candido

---

Nenhum comentário: