Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entidade relata maus tratos com animais.


São histórias de crueldade contra principalmente cachorros que a Associação de Proteção aos Animais de Marataízes (APAMAR), ouve de pessoas que denunciam verdadeiros absurdos cometidos por pessoas contra indefesos animais.

Num dos testemunho de uma estudante que tratava de um cachorro de rua que apresentava uma grave infecção e imposibilitava seu deslocamento normal. O cão ficava numa rua estreita do bairro das Areias Negras.

Um motorista que passava pelo local buzinou para o animal sair, como demorou a se levantar, o motorista saiu com uma faca do veículo e desferiu diversas facadas dilacerando o corpo do cachorro. A criança ficou traumatizava com a cena. Numa outra versão ainda mais escabrosa um motorista atropelou um cachorro e vendo que não morreu voltou com o carro e passou por cima do animal.

Um caso ainda mais chocante aconteceu em Vila do Itapemirim. Um jovem atropelou uma cachorra e percebendo que ainda se arrastava pelo asfalto levou a cachorra para perto do rio Itapemirim e desferiu pauladas e chutes. A barbárie continuou depois que esse cidadão vendo que o animal ainda respirava, afogou nas águas do rio.

Essas são algumas das inúmeros relatos de abandona, animais acorrentado sem alimentação e mortes com requinte de perversidade.

No caso de Itapemirim, a entidade foi a delegacia e denunciou o agressor, visto que no município vizinho não existe uma entidade de proteção aos animais. A esperança da APAMAR é que a partir de agosto desse ano a Delegacia de Meio Ambiente contará com o Núcleo de Proteção aos Animais, sendo o Estado o segundo no país a contar com esse setor específico para cuidar de denúncas desse tipo de crime.

Quem altratar animaisou abusar está infringindo a lei 9.065, que trata dos crimes de meio ambiente. A punição pode levar a penas que variam de três a um ano de detenção. A Jústiça ainda podce determinar pagamento de multas que varia de um salário mínimo a até R$ 5 mil. A entidae recebe também denuncias referentes a gatos, mulas e cavalos. Esses dosi últimos diminuiram depois que a prefeitura começou a retirar das ruas esses animais abandonos.
Uma das soluções propostas pela entidade é a castração de cães e gatos seguindo o exemplo da prefeitura de Guarapari, onde um mutirão que contou com o apoio da Universidade de Vila Velha (UVV), sendo castrado cerca de 300 animais.

Nenhum comentário: