Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cão terapeuta: Dr. Pet ajuda cachorra a descobrir nova vocação

Por Equipe Cão Cidadão

Três cadelas e um único sonho. Tornar uma delas um Cão Terapeuta.

A idéia inicial partiu do filho do casal Renata e Yuri, donos das três cadelas Alice (uma Terra Nova), Tamba (uma Bernese) e Caiana (uma Golden Retriver), com o desejo de levar mais alegria a outras pessoas e instituições.

O Cão Terapeuta desempenha um papel importante para auxiliar pessoas que passam por tratamentos médicos exaustivos e deficientes. A convivência estimula o desenvolvimento emocional e afetivo, a integração social e ainda melhora a capacidade motora e ensina muito sobre a palavra respeito.

Para se tornar um cão terapeuta, o animal deve preencher alguns pré-requisitos, como ser extremamente dócil, socializado, ou seja, não estranhar o contato com pessoas ou outros animais, além de ser receptível a carinhos e afagos, estar com todas as vacinas em dia, vermifugado, e ser regularmente examinado por um veterinário.

Caiana, Tamba e Alice sempre foram extremamente dóceis. Mas infelizmente vivenciaram algumas experiências negativas, antes de serem adotadas pela família de Enzo, e acabaram desenvolvendo alguns traumas.

Por isso a ajuda do Dr. Pet se torna necessária.

Após conhecer uma a uma, o Dr. Pet começou uma serie de testes, para conhecer os medos e limitações de cada uma. Com o resultado em mãos, começou os treinamentos.

Primeira Tarefa:

Como Tamba mostrou-se menos receptível a afagos e toques e Alice, mostrou-se bastante medrosa em relação a barulhos e gestos muito bruscos, foi necessário fazer inicialmente um treino para dessensibilizá-las de seus respectivos medos e traumas.

Aqui, o objetivo é fazer com que o cão associe seu medo a algo bom. Como brincar com ele enquanto barulhos estranhos acontecem, ou oferecer um bom petisco quando seu pêlo e seu rabo são puxados.
Embora Caiana mostrou-se mais tranqüila em todas as etapas de testes, também participou dos treinamentos de dessensibilização, para assegurar sua tranqüilidade.

Aos poucos Tamba e Alice foram se sentindo mais confiantes e deixando seus medos para trás.

Segunda Tarefa:

Agora, além de mais confiantes, tinham ainda que aprender alguns comandos para que pudessem apresentar nas instutições, como senta, deita, da à pata, rola, andar para trás, etc.

Para Tamba, além dos comandos, que aprendeu com muita facilidade, sua segunda tarefa era ainda mais especial: Apesar de seu receio inicial em ser tocada, aprendeu a puxar crianças dentro de um carrinho especialmente construído para a ocasião.

E a escolhida é:

Depois de todo o treino, a grande expectativa: qual das três seria escolhida como Cão Terapeuta?

Todas se saíram muito bem. Tamba, com sua alegria contagiante, puxava de um lado para o outro as crianças pela instituição. Alice com todo seu tamanho e calma encantava todas as crianças. E Caiana, com toda a sua doçura executava cada comando solicitado pelas crianças, tirou fotos, recebeu abraços fortes (e alguns puxões no rabo) sem perder em momento algum sua tranquilidade.

Prova Final:

Na prova final, a grande vencedora, que foi Caiana, fez sua grande estréia no GRAAC. Neste dia, nada poderia dar errado. Deveria manter sua calma e seu bom humor de sempre. Não poderia se assustar com nenhum cheiro, barulho, pessoa, equipamento médico ou movimento. E não poderia, em hipótese alguma, ferir ou derrubar alguém.

E ela tirou tudo de letra.

Parabéns para Caiana, Tamba e Alice por suas personalidades tão marcantes e dóceis, e por terem feito o dia de muitas crianças mais especial.

Enquanto isso nos bastidores...

Estopinha aproveitava cada segundo de intervalo entre as gravações para correr com a criançada e, como sempre, adorava fazer pose para as fotos...

---

Texto: Isabel Sophie Habrich
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fotos: Denise Falck

---



Nenhum comentário: