Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entrevista: Puxar roupa do varal

Por Estopinha

Gente...

Tem váááááriooooos amigos meus que fazem isso! Toda vez que vejo um deles puxando roupa do varal eu fico pensando com meus bigodes porque ele tá fazendo aquilo... Euzinha, por exemplo... Não pego a roupa do meu pai do varal porque nenhuma vai ficar bem em mim, por isso...

Então, pra entender direito porque alguns cachorros brincam disso, eu pedi ajuda pra tia Caroline Serrato, adestradora da Cão Cidadão, que me respondeu tudinho!

Estopinha: Por que os cachorros puxam a roupa dos donos do varal? Eles querem se vestir com elas?
Caroline: Não, minha linda. Na realidade, seus amiguinhos fazem isso para chamar a atenção do dono. Muitas vezes, quando o cão puxa a roupa do varal, alguém sai correndo atrás dele para evitar um estrago. Para o bichinho, acaba sendo um estímulo, ele relaciona a brincadeira de pegar e correr com o fato de puxar as roupas do varal, e passa a fazer isso com maior frequência.

Estopinha: Ai, mas é perigoso porque eles podem mastigar o pregador, né?
Caroline: Sim, alguns acabam engolindo partes do pregador, ou mesmo da roupa, e isso pode fazer mal à saúde.

Estopinha: E tem algum jeito de fazer eles pararem com isso?
Caroline: Tem, sim. Primeiro, é importante não relacionar o ganho de atenção com o ato errado. Assim, o legal é chamar o cão para brincar quando ele estiver com brinquedos na boca, e não com uma roupa que acabou de tirar do varal. Também é preciso deixar o ato de puxar a roupa do varal o mais chato possível, usando broncas no momento em que ele estiver tentando pular para pegar a roupa, mas sem aparecer ou falar nada - como chacoalhar uma lata cheia de moedas no exato momento da ação - para não dar atenção para a coisa errada.

Estopinha: E, assim... Depois que o cachorro aprendeu que não pode brincar de puxar a roupa do varal, ele ganha alguma coisa porque tá se comportando direito?
Caroline: Claro! Quando o cão passar pela roupa estendida no varal sem nem ligar pra ela, ele deve ganhar atenção, petisco, brincadeiras ou elogios. As coisas legais e certinhas que o cachorro faz sempre devem ser recompensadas, ele merece!

Muito obrigadaaaaa, tia! Acho que as dicas vão ajudar um monte de gente! E, pra quem não conhece a tia Caroline Serrato, aí vai uma fotinho dela com a Isis, sua cachorrinha e minha amiga também:

Espero que vocês tenham gostado, gente!

Muitas lambidas pra todo mundo e até! =)

Nenhum comentário: