Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Shitara: a pitbull com medo de rojões

Por Equipe Cão Cidadão

Jogos de futebol, réveillon ou qualquer outra comemoração que tenha fogos de artifício é sempre um problema para cães sensíveis a rojões. Com nossa amiga Shitara, uma pitbull tigrada, não é diferente. Já pensou num cão que escala o que vê pela frente para buscar as alturas, tenta pular o muro ou se esconder em cima da laje, com medo do barulho? Pois é; em casos assim, há sempre o risco de um acidente e o Dr. Pet foi chamado para ajudar.

Diferentemente do que se imagina, os cães têm medo do barulho não apenas porque possuem uma audição mais apurada, mas, principalmente, porque associam o barulho intenso a alguma catástrofe iminente (pense na origem dos cães, há milhões de anos... barulho alto era originado por alguma coisa grave: estouro de uma manada, uma tempestade intensa – e prováveis inundações, pedras rolando, etc).

Para ajudar nossa amiga Shitara, o Dr. Pet deu algumas sugestões:

• Criar um cantinho seguro, onde ela possa se esconder quando estiver com medo (lembre-se: cachorro adora uma toca apertadinha);

• Associar o barulho a estímulos positivos. Como assim? Brincar com o cão quando um rojão estoura, ao invés de abraçar o cãozinho, dar carinho e pegá-lo no colo (comportamentos que potencializam o medo). O cão passa a associar barulho alto a brincadeira... Legal, né?

• Muito treino para dessensibilizar o cão ao medo, pois um comportamento adquirido não se muda da noite par ao dia.

A Shitara, que tinha pavor a fogos de artifício se mostrou bastante disposta a deixar o medo para trás e dar mais atenção às coisas bacanas da vida. Subir em escada, pular o muro ou tentar entrar na casa pela janela é passado. O negócio, agora, é brincar de bola quando o barulho começa!

Desta forma, conhecer a origem do medo, ter persistência nas tarefas para solução e, acima de tudo, mudar a forma como se encara o problema são dicas importantes para se alterar o comportamento do cão. Por mais que seja uma delícia pegar o cachorro no colo toda vez que um rojão estoura, o melhor, mesmo, é permitir que seu cão tenha um cantinho de refúgio e enche-lo de brincadeiras gostosas sempre que o medo está se instalando.

Nos bastidores

E, pra variar, a Estopinha roubou a cena... Enquanto todos assistiam um jogo de futebol da seleção, a assistente do Dr. Pet chegou vestida a caráter pra torcer pelo Brasil e aproveitou pra comemorar a melhora de sua nova amiga, Shitara!

---

Texto: Renato Zanetti
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fotos: Denise Falck

---

Nenhum comentário: