Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bono termina sua carreira na polícia


Os olhos estão cansados e os movimentos já não são como os de antigamente. Bono, o cão de faro da Polícia Militar de Santa Catarina, se aposentou ontem, no mesmo dia em que o Canil da polícia completou 30 anos.

O cachorro mais famoso da Companhia de Policiamento com Cães vai curtir a aposentadoria no canil da PM, com direitos a cuidados veterinários e alimentação vitalícios. Nos oito anos de vida intensa a serviço da polícia, a presença de Bono em cenas de crimes não era apenas para descobrir drogas, servia também para inibir a ação de bandidos.

É em tom saudosista que o adestrador do animal, o soldado Adriano Otávio de Amorim, que trabalha há 16 anos no canil, se lembra dos momentos em que o cachorro foi decisivo no combate contra o crime.

– Estávamos em uma operação para investigar drogas em uma residência e havia um fugitivo. Quando chegou a equipe, Bono descobriu o lugar onde o sujeito estava escondido. Assim que viu o cão, o homem saiu correndo e se entregou – conta Adriano, com orgulho do companheiro.

Bono, como grande parte dos 34 cães da PM estadual, veio do Biotério da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Logo que chegou, aos dois meses de idade, recebeu um trabalho de socialização, adestramento e treinamento com associação de odores, que funciona como um jogo em que o animal recebe premiações. No sistema de recompensa direta, a droga é atrelada a um brinquedo que o cachorro quer encontrar.

– Os animais nunca têm acesso aos entorpecentes. Eles estão enrolados em toalhas ou dentro de canos de PVC – explica o major Souza, comandante do policiamento com cães da Polícia Militar.

Para assumir o trabalho de Bono, o próximo cão da raça Beagle já está em fase de treinamento. Boninho tem um ano e meio de idade e demonstra a mesma predisposição para o faro que seu antecessor. Mas para correr atrás da bolinha, Bono perde fácil . A idade chega até para os cães.

Nenhum comentário: