Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que é coprofagia? – parte 2: Como resolver este problema?

Por Equipe Cão Cidadão

coprofagia_parte2

Como vocês puderam ver no vídeo de ontem, alguns cães comem as próprias fezes! Para os donos isto é um horror! Mas para o cão, as fezes podem ser saborosas ou divertidas. Este comportamento também pode ocorrer quando o animal quer descarregar ansiedade e tédio e, também, serve para chamar atenção do proprietário. Pode até funcionar como pretexto para o cão imitar os humanos quando recolhem seus excrementos.

Fezes Saborosas? Sim, nas fezes quase sempre há alimento não digerido que podem atrair alguns cães. E existem paladares exóticos, cães que preferem fezes de cavalos ou de coelhos por exemplo. Por outro lado devemos lembrar que deficiências nutricionais podem alterar o apetite do cão e torná-lo mais interessado nas fezes. Uma consulta veterinária para investigar se há algum problema de saúde pode ser necessária.

Fezes Divertidas?

Alguns cães, principalmente filhotes brincam com suas fezes por curiosidade e acabam, ops!, comendo alguns pedacinhos. Isso pode se tornar um hábito e continuar na vida adulta e, é mais comum quando os cães ficam presos em locais pequenos, sem brinquedos e atividades, sozinhos, ou quando dormem próximo do local onde fazem suas necessidades.

Uma dica neste caso é manter o ambiente limpo e distribuído da forma correta: caminha, pote de comida e água de um lado, e o banheirinho do lado oposto, de preferência na periferia do local. É importante enriquecer o ambiente com brinquedos interessantes para o cão.

Para imitar e chamar atenção?

Os cães estão sempre nos observando. E percebem quanto o dono corre “com grande interesse” para recolher suas fezes. Percebe que suas fezes são valiosíssimas, o que aumenta seu interesse por elas. Tem cão que chega a competir com o dono para ver quem pega primeiro!!!

O truque é: primeiro, na hora de recolher as fezes faça-o calmamente, para que seja uma rotina trivial e sem graça. Quando o cão terminou de evacuar, lembrem-se, devemos recompensá-lo por fazer no lugar certo, então damos um petisco, desviando sua atenção, e ao mesmo tempo, pelas nossas costas, podemos jogar em cima das fezes um produto amargo, não tóxico, vendido em pet shops. Assim as fezes ficarão bem desagradáveis e podemos recolhê-las com calma num outro momento. Ponto para o dono!

---

Texto: Alida Gerger (Adestradora Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: